.
 
 
Chegada do inverno
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/06/2010

Chegada do inverno

Doenças respiratórias ajudam a lotar emergências

O inverno chegou com força e o número de pacientes com doenças respiratórias também. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) superlotaram os dois principais setores de atendimento de emergência em Porto Alegre, os hospitais de Clínicas e Conceição. Ambos operavam ontem com capacidade máxima. A tendência, segundo os profissionais de saúde, é que o número elevado de atendimentos siga grande durante todo o inverno.

No Conceição, a maioria dos pacientes era idosa e apresentava os mais variados quadros respiratórios, principalmente pneumonia. No total, eram 140 pacientes na emergência em um espaço com capacidade para 60 usuários. Segundo o médico do setor José Abruzzi, boa parte dos pacientes que estava no setor era de asmáticos ou fumantes. Abruzzi fez um alerta para que as pessoas previnam o contágio de doenças respiratórias. "Tivemos uma grande mobilização na época da gripe A, com uso de máscaras e com as pessoas lavando as mãos constantemente. Isso deve se manter", frisou.

No Hospital de Clínicas, eram 130 pacientes na emergência ontem. Até domingo, 118 estavam no setor. Conforme a chefe da Enfermagem do setor, Lurdes Busin, desde outubro o hospital não baixa de cem pacientes na emergência, mas a capacidade é para 49 usuários. Apesar das doenças respiratórias aumentarem o fluxo de pacientes, Lurdes salientou que pessoas com problemas desse tipo representam 25% dos atendimentos. A profissional advertiu para que as pessoas também procurem atendimento nos postos de saúde em vez de irem diretamente às emergências.


Autor: Redação
Fonte: Correio do Povo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581