.
 
 
Infecção hospitalar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/03/2009

Infecção hospitalar

Estudo revela que a assepsia de assentos sanitários pode evitar a transmissão

A equipe do St. Jude Children's Research Hospital, nos Estados Unidos, avaliou se passar uma solução de álcool nos assentos sanitários poderia representar uma prática válida a ser administrada nas políticas do Hospital. Essa Instituição é voltada ao tratamento e pesquisa de crianças com câncer. O estudo está em vias de publicação no American Journal of Infection Control.

Os pesquisadores comentaram que “pelo fato de nossos pacientes serem imunocomprometidos, o controle da infecção hospitalar é de especial importância. O programa de infecção do St. Jude administra a vigilância interna diariamente para monitorar as infecções hospitalares adquiridas”. “O aumento da prevalência de MRSA (Staphylococcus aureus meticilina resistente) e VRE (Enterococcus resistente à vancomicina), em 2006 e 2007, levaram-nos a revisar as nossas políticas e procedimentos. Uma área de preocupação potencial identificada foi o compartilhamento de objetos, que poderia prover uma fonte de transmissão potencial. Foi identificado que os pacientes externos estavam compartilhando as instalações sanitárias com outros pacientes em algumas partes do hospital, bem como, possivelmente, outras pessoas e visitas. O que aumentou a possibilidade de que a transmissão desses patógenos ocorresse através do contato com os assentos sanitários”.

Para a realização do estudo, foram selecionados seis banheiros para cultura diária de elementos patógenos; e para um desses banheiros, os pacientes e pais foram instruídos a passarem uma solução de álcool (55% de álcool de isopropil) nos assentos antes do uso. Nos banheiros em que a solução de álcool não foi passada, foi encontrada uma prevalência de 3,3% de Staphylococcus aureus meticilina resistente. O Enterococcus resistente à vancomicina não foi identificado em nenhum banheiro. Ademais, os pesquisadores verificaram que houve uma diminuição de 50% das bactérias no banheiro em que foi utilizada a solução de álcool em relação às contagens iniciais, bem como o Staphylococcus aureus meticilina resistente foi completamente eliminado (a prevalência do patógeno encontrada antes dessa prática era de 6,7%).
 
Segundo os pesquisadores, os assentos sanitários podem ser um fator potencial de transmissão da infecção hospitalar, necessitando de rigorosa assepsia para pacientes imunocomprometidos. Tal prática foi definitivamente colocada nas políticas do Hospital e a equipe agora está  estudando métodos alternativos, como espumas ou líquidos que possam ser colocados sobre o papel higiênico para serem passados antes do uso dos assentos sanitários.
 
Referência
 
GIANNINI, M. A.; NANCE, D.; MCCULLERS, J. A. Are toilet seats a vector for transmission of methicillin-resistant Staphylococcus aureus? American Journal of Infection Control, no prelo.

 

 


Autor: Marli Appel - Equipe Sis.Saúde
Fonte: American Journal of Infection Control

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581