.
 
 
Avanços na ciência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/06/2010

Avanços na ciência

Rede de pesquisa em tuberculose ganha novo impulso

 Os presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos estados do Amazonas (Fapeam), Minas Gerais (Fapemig) e Rio de Janeiro (Faperj) voltaram a discutir o lançamento de um programa temático conjunto em diagnóstico da tuberculose. O encontro do dia 23/6 foi o terceiro de dirigentes e pesquisadores envolvidos na iniciativa, que, dessa vez, contou com a participação do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santos (Fapes), Aureliano Nogueira da Costa, que pode somar forças para a concretização do projeto.

Também participaram da reunião representantes da comunidade científica dos três estados já comprometidos com a ideia de colocar em prática o projeto, que trabalham em conjunto na sua elaboração.

O programa já tem assegurados recursos financeiros da ordem de R$ 6 milhões, divididos igualmente entre as três FAPs. A expectativa, contudo, é que esse montante cresça com um aporte eventual de recursos por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podendo alcançar até R$ 12 milhões. A assessora de Cooperação Nacional do CNPq, Ana Lúcia Delgado Assad, esteve presente à reunião.

No encontro, foi apresentado pelos pesquisadores designados para a gestão da rede um resumo das principais linhas de trabalho que devem integrar o termo de referência relativo à parceria, que deve ser implementada ainda neste ano. Também foram delineados aspectos da interlocução dos pesquisadores envolvidos na rede - e não só dos três estados envolvidos, mas também de outros estados terceiros onde há pesquisadores trabalhando no tema.

O presidente da Fapeam, Odenildo Sena, disse que a questão central não passa mais pelo convencimento de dirigentes sobre a necessidade da iniciativa: "Disso já estamos convencidos", declarou. "O que queremos é a racionalização dos recursos a fim de evitar que a ideia original se transforme em dezenas de projetos que acabariam deixando de lado o propósito inicial de dotar o país de uma infraestrutura capaz de avançar no combate à doença", disse.

Ele aproveitou a ocasião para criticar o isolamento em que vivem certos pesquisadores: "O que tem atrasado a pesquisa em nosso país são os nichos de pesquisadores, cada um no seu 'botequinho'. É nosso dever estimular o intercâmbio e a colaboração entre os cientistas", defendeu.

Mário Neto Borges, presidente da Fapemig, fez eco à avaliação de Sena sobre o emprego dos recursos: "Não podemos transformar essa ideia numa colcha de retalhos, mas priorizar os investimentos em áreas que possam trazer resultados concretos na política de enfrentamento da doença", disse Neto Borges, que também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Já para o presidente da Faperj, Ruy Marques, a dificuldade é separar aquilo que pode ser financiado daquilo que já recebe apoio por meio dos editais e programas de auxílio básico das fundações. "Precisamos ter certeza de que esses novos investimentos representarão um verdadeiro avanço nas pesquisas relacionadas com a tuberculose no país, sejam eles em infraestrutura, equipamentos ou até mesmo para identificar os gargalos que hoje impedem a sua erradicação", disse.


Autor: Imprensa
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581