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Emergências de Porto Alegre/RS adotam padrão internacional
 
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30/06/2010

Emergências de Porto Alegre/RS adotam padrão internacional

As emergências da Capital deverão padronizar seu sistema de classificação de risco e adotar o Protocolo de Manchester

O sistema, aplicado pela primeira vez em 1997 na cidade inglesa de mesmo nome, é utilizado por estabelecimentos de saúde de vários países europeus e de algumas cidades brasileiras. Por meio da identificação objetiva e sistemática dos critérios técnicos de gravidade, possibilita a priorização dos casos mais graves e garante maior agilidade ao atendimento.

Nesta quinta-feira, 1º, a Coordenação Municipal de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Gerência de Interunidades de Emergência do Grupo Hospitalar Conceição realizam evento para apresentação do Protocolo aos seus profissionais de urgência e emergência. O encontro ocorrerá no Macro-Office Centro de Eventos e Negócios (rua Piauí, 183).

Segundo a coordenadora municipal de Urgências, Roberta Dalcin, muitas emergências da Capital já trabalham com a classificação de risco, mas não de forma padronizada. "Essa é mais uma ferramenta para ordenar o fluxo de atendimento, que, acompanhada de reestruturação interna das emergências e melhora dos fluxos de internação da Capital, pode desafogar as emergências, afirma.

A classificação de risco consiste na identificação das prioridades e no atendimento dentro de prazos de tempo preestabelecidos, dando maior agilidade ao atendimento dos casos graves. Após o acolhimento, o paciente passa pela triagem e recebe uma classificação de gravidade, indicada por cores.

No sistema a ser implantado em Porto Alegre, casos considerados não urgentes serão encaminhados aos postos de saúde. Nos pronto-atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, cerca de 90% dos pacientes apresentam situações pouco urgentes ou sem urgência.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

Cores  
               Gravidade                   Tempo máximo de espera

Vermelho           emergente                  atendimento imediato

Laranja               muito urgente            10 minutos

Amarelo              urgente                        60 minutos

Verde                  pouco urgente             2 horas

Azul                     não urgente                 4 horas

 

 


Autor: Redação
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS

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