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Nova resolução da Anvisa pode ser uma oportunidade para farmácias faturarem mais
 
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02/07/2010

Nova resolução da Anvisa pode ser uma oportunidade para farmácias faturarem mais

Serviços como medição de pressão e administração de medicamentos são algumas das oportunidades também para fidelizar os clientes

Resolução 44/09 foi tema de discussão em fórum realizado na 8ª Econofarma, considerada a maior feira brasileira do setor farmacêutico. Evento teve recorde de público ao receber quase dez mil empresários do setor, além de movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios.

A resolução RDC 44/09, da Anvisa, tem gerado muita polêmica desde que entrou em vigor, em fevereiro deste ano, já que para muitos donos de farmácias (“farmacistas”) isso implica em mudanças consideráveis na ambientação dos estabelecimentos, além da aparente diminuição nos lucros. Entre as várias determinações da resolução, a regra que tem sido alvo de muita discussão é a que obriga os estabelecimentos a manter os medicamentos, inclusive os isentos de prescrição médica, longe do alcance dos usuários em farmácias e drogarias. O objetivo, segundo a Anvisa, é que ao adquirir o produto o consumidor o receba com a ori entação necessária.

Se para alguns essa mudança é sinônimo de perdas no faturamento, para quem souber aproveitá-la pode significar oportunidades. A oitava edição da Econofarma, considerada a maior feira do setor farmacêutico, realizada nos dias 25 e 26 de junho, pela PH Eventos [www.pheventosbrasil.com.br] trouxe o assunto à tona em um fórum promovido pela Distribuidora SantaCruz, em parceria com as empresas Boehringer, E.M.S., Lilly, Rambaxy, Medley, Procter&Gamble, Johnson & Johnson, Roche e Omron. Exemplo de oportunidade para as farmácias, s eja para fidelizar o cliente, estabelecer com ele um vínculo de confiança e, por meio de um bom gerenciamento e sortimento adequado, fazê-lo comprar outros produtos, é a autorização para que ofereçam serviços como colocação de brincos, administração de medicamentos (injeções), teste de glicemia e medições de pressão arterial e temperatura corporal. De acordo com o assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jarbas Tomazili, o aumento da população de idosos no Brasil nos próximos anos, vai elevar a procura por esses serviços e aumentar as possibilidades de sucesso. De acordo com o IBGE, nos próximos 20 anos, a população idosa no País pode ultrapassar os 30 milhões de pessoas, as quais devem representar quase 13% da população no final desse período. Seg undo o mais recente censo demográfico, realizado no ano 2000, o contingente de adultos com 60 anos ou mais de idade era de 15 milhões de pessoas (8,6% da população naquele período).

A Anvisa também permite aos farmacistas cobrar por esses serviços. Uma pesquisa realizada pela Roche revela que os consumidores estão dispostos a pagar entre três e cinco reais por serviço. Mas, para oferecê-los, é necessário que os estabelecimentos estejam de acordo também com outras regras da Vigilância Sanitária, como a adequação das instalações da sala de atendimento e dos equipamentos.

Para auxiliar e apoiar as farmácias de todo o Brasil a se adaptarem a essas mudanças, as empresas Roche e Omron se uniram e criaram o Projeto Espaço Saúde (www.espacosaude.far.br). Trata-se de um portal na internet que explica as principais mudanças a serem introduzidas com a nova resolução, além de oferecer capacitação em medições de índices de glicemia (diabetes) e pressão arterial.

8ª Econofarma

A edição da feira em 2010 foi mais uma vez um grande sucesso. Cerca de 10 mil empresários do setor farmacêutico de todo Brasil se reuniram no maior evento do segmento. O diretor comercial da PH Eventos, organizadora da Econofarma, Paulo Heitor Lopes Bruno, estima que a feira tenha movimentado cerca de R$ 30 milhões em negócios entre os farmacistas e os mais de cem expositores. Participaram com estandes várias das maiores indústrias farmacêuticas do País, distribuidoras dos segmentos de higiene e beleza, perfumaria e cosméticos (HPC) e prestadores de serviços e desenvolvedores de soluções tecnológicas, além de empresas de móveis e instalações para farmácias, gráficas, agências e editoras de publicações especializadas.

Em razão do grande sucesso da feira, realizada há oito anos consecutivos na capital paulista, ocorre pela primeira vez uma edição da Econofarma em Recife, nos dias 7 e 8 de outubro de 2010. É o único evento no Nordeste exclusivamente dirigido para farmacistas de lojas independentes, franqueadas, associativistas e grandes redes.

Perfil

A PH Eventos é a única empresa com foco exclusivo em marketing farmacêutico e especializada em intermediar projetos de integração entre a indústria, os distribuidores e o ponto de venda.

Seus eventos geram oportunidades de negócios, resultados de venda e proporcionam o desenvolvimento de networking empresarial, além de possibilitar a entrada de novos produtos no mercado.

No portfólio de eventos da PH Eventos há a Econofarma São Paulo (8ª edição) e Recife (estreia em 2010) e o MixPharma, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), entre 16 e 18 de setembro de 2010.
www.pheventosbrasil.com.br


Autor: Redação
Fonte: Portal Fator Brasil

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