.
 
 
Revisão de terapêutica fonoaudiológica para mal de Parkinson amplia acessibilidade dos portadores
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2010

Revisão de terapêutica fonoaudiológica para mal de Parkinson amplia acessibilidade dos portadores

Trabalho realizado com 40 doentes com método consagrado internacionalmente mostrou mesmos resultados com menor número de sessões

Embora os distúrbios do movimento sejam os mais associados ao mal de Parkinson, não são apenas estas as consequências. No decorrer dos anos, os portadores da doença passam a perder, gradativamente, a capacidade da fala e da deglutição, prejudicando a comunicação e a alimentação. Para tratar destes problemas, o método mais eficaz e conhecido mundialmente é o Lee Silverman, desenvolvido em 1987, por Lorraine O. Ramig e colaboradores. O tratamento, porém, que prevê quatro sessões de uma hora por semana, durante quatro semanas, nem sempre é acessível aos pacientes, seja por custo ou dificuldade de locomoção - própria da patologia.

Um estudo realizado pela fonoaudióloga do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Centro de Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, dra. Alice Dias, com a reprogramação das sessões propostas pelo método mostrou equivalência de resultados.

Realizado com 40 doentes, todos homens com idades entre 54 e 72 anos, o trabalho distribuiu os participantes em dois grupos de 20 pessoas. Um grupo foi tratado de forma padrão - com quatro sessões por semana, durante quatro semanas -, e o outro com uma adaptação - que previu uma sessão por semana, durante 16 semanas. Ao final dos tratamentos foi constatado, através de aparelho digital que mensura níveis de voz, que a intensidade e, consequentemente a inteligibilidade da voz dos parkinsonianos dos dois grupos foram melhoradas. Ou seja, com o mesmo resultado para todos.

Segundo a fonoaudióloga, a proposta de prolongar o período das sessões surgiu de uma necessidade de adaptar o método para que seus pacientes pudessem se manter no tratamento. Com a constatação dos resultados positivos, a ideia possibilitou o acesso e retorno da qualidade de vida de todos os portadores tratados, aplicado regularmente, de acordo com as condições de cada um.

Parte do estudo desenvolvido pela dra. Alice foi financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e já começa a ser reconhecido internacionalmente. A profissional apresentou seu trabalho no 14th International Congresso of Parkinson's Disease and Movement Disorders, que aconteceu no dia 13 de junho, em Buenos Aires.

Base do método Lee Silverman

Fonoaudiólogos certificados pela Fundação Lee Silverman de Tratamento Vocal (LSVT) ensinam os portadores do mal de Parkinson a pensar e falar cada vez mais alto e respirar adequadamente, além de outras atividades que devem ser realizadas como "lição de casa". Os exercícios são feitos em formato de repetição e reforço de palavras, frases e leituras, que começam em simples dicções e vão até sons mais elaborados.

Sobre o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho

Criado há 09 anos, o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho oferece o mais completo serviço para o tratamento da dor, dos tumores cerebrais, dos movimentos involuntários e da espasticidade.

O serviço abriga equipe das mais diversas especialidades, atuando de forma integrada e multidisciplinar para dar todo o suporte de atendimento, desde uma simples consulta até os mais complexos exames e tratamentos cirúrgicos, quando necessário.

O Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho atua com visão sistêmica de interligação de suas especialidades, potencializando as chances de resultados do tratamento aplicado a cada paciente, em prol da melhor qualidade de vida.

Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho na web:

Site: http://www.centrodedor.com.br/

Blog: http://centrodedor.wordpress.com

Youttube: http://www.youtube.com.br/centroneurocirurgia

 


Autor: Baruco Comunicação Estratégica
Fonte: Hospital 9 de Julho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581