.
 
 
Estudo indica que antioxidantes não retardam o envelhecimento
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/07/2010

Estudo indica que antioxidantes não retardam o envelhecimento

Um recente estudo indica que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a relação entre antioxidantes e o retardo do envelhecimento não é muito simples

Um recente estudo indica que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a relação entre antioxidantes e o retardo do envelhecimento não é muito simples. Pesquisadores da Universidade McGill afirmam que outros fatores podem ser mais importantes para uma vida longa que o combate aos radicais livres (feito pelos antioxidantes). As informações são do Live Science.

Segundo os pesquisadores, lombrigas - esses animais são muito estudados por causa do seu rápido ciclo de vida - que apresentavam uma mutação genética que diminuía o ritmo do metabolismo viviam mais que as outras, inclusive quando não apresentavam um crescimento na proteção contra radicais livres.

"Você não tem que diminuir a produção de radicais livres para viver muito", diz o pesquisador Siegfried Hekimi à reportagem. A ligação entre radicais livres e o envelhecimento é feita desde os anos 50, quando pesquisadores argumentaram que moléculas instáveis podiam prejudicar as células. Contudo, as evidências dessa ligação foram consideradas confusas.

O experimento

Os cientistas observaram o comportamento de lombrigas e induziram mutações e separaram aquelas que exibiam crescimento lento e comportamentos fisiológicos também desacelerados, como o metabolismo. Depois, os pesquisadores expuseram os vermes a condições que aumentam a concentração de radicais livres nas células.

Ao mesmo tempo que as lombrigas com mutações viviam alguns dias a mais que as comuns (uma eternidade para um ser vivo que vive no máximo três semanas), elas também não apresentaram resistência aos radicais livres. Na maioria dos casos, inclusive, as mutantes produziam mais dessas moléculas que os vermes comuns.

Os cientistas dizem não saber o que exatamente faz os vermes mutantes viverem mais ou qual é o papel exato dos radicais livres. Contudo, ele diz que ainda é muito cedo para os consumidores comprarem antioxidantes com a esperança de retardar o envelhecimento. "Radicais livres talvez estejam envolvidos no envelhecimento de maneiras complexas, mas a noção simples de 'eles estão lá, eles são tóxicos, eles causam o envelhecimento' parece estar errada", diz o pesquisador.


Autor: Redação
Fonte: Site Terra

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581