Um estudo recente, publicado em março de 2009, analisou o processo de administração de Qualidade Total em ambientes hospitalares (Wardhani et al., 2009). Segundo os autores, este processo visa elevar a capacidade competitiva da organização no mercado, do mesmo modo que possibilita à população melhores condições de cuidado. Além disso, percebe-se que os pacientes estão, cada vez mais, cientes da necessidade de serviços efetivamente competentes e da importância do sentimento de segurança durante os procedimentos médico-hospitalares.
Nesse sentido, os pesquisadores buscaram averiguar os fatores facilitadores e problemáticos na implementação do processo de Qualidade Total. O método de análise consistiu em revisão bibliográfica, compreendendo 14 anos (1992-2006), em importantes veículos de comunicação técnica e científica.
Os estudiosos identificaram 533 artigos que abordavam a temática e 14 foram selecionados por explicitarem os seguintes descritores: Administração de Qualidade Total, Qualidade Garantida de Cuidado Médico, Hospital e Implementação.
Os pesquisadores concluíram que existem seis pontos fundamentais que precedem o sucesso ou fracasso na implementação de um processo de administração de Qualidade Total em hospitais. São eles:
- Cultura organizacional, que compreende a partilha de valores, normas e comportamentos consoantes com o processo de Qualidade Total;
- Envolvimento de médicos, na medida em que são lideranças dentro do contexto da organização;
- Competência técnica, envolvendo métodos eficazes de tecnologia da informação, conhecimento científico para resolução de problemas, que otimizam os processos inerentes à Qualidade Total;
- Lideranças qualificadas e competentes, que são apoiadas pela direção geral e que buscam melhorias em toda a organização por meio de planejamento estratégico;
- Design institucional, que compreende desde o tamanho e qualidade das instalações até o tipo de liderança presente; e
- Estrutura de gestão de qualidade, que possibilita a seleção de estratégias mais adequadas para um correto funcionamento do processo de Administração de Qualidade Total.
Assim, os autores finalizam o estudo salientando que muitas das iniciativas de implementação desse processo falham na medida em que são adotadas estratégias equivocadas ou com falhas no planejamento, quando os tópicos acima citados não estão em sintonia com os preceitos da Qualidade Total, ou ainda quando a organização sofre severas influências do meio externo (como dificuldades financeiras, alta ou baixa demanda, entre outros).
Do mesmo modo, a maioria dos casos dessa implementação implica em mudanças na cultura da organização, mobilização da equipe e preparo técnico-científico, sendo, desta maneira, necessário todo um conjunto de estratégias adequadas para o alcance de metas.
Referência
WARDHANI, V. et al. Determinants of quality management systems implementation in hospitals. Health Policy, v. 89, n. 3, p. 239-251, mar. 2009.