.
 
 
Infertilidade masculina
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/03/2009

Infertilidade masculina

Especialistas clonam proteína que pode ser a chave para novo tratamento

Estudo realizado por especialistas da Université de Montréal and Maisonneuve-Rosemont Hospital Research Centre desenvolveu um novo tratamento para infertilidade. De acordo com a revista Molecular Human Reproduction, os pesquisadores tornaram-se os primeiros a clonar, produzir e purificar uma proteína importante para a maturação espermática, chamada de Blinder (BSP), que pode ter implicações tanto para os tratamentos de fertilidade como para novos métodos contraceptivos masculinos.

"Já tínhamos conseguido isolar os BSPs de muitas espécies, como touros e javalis," diz o Dr. Puttaswamy Manjunath, autor sênior e professor dos departamentos da medicina e da bioquímica na Université de Montréal.

“A partir deste estudo, entendemos que a ausência ou deficiência desta proteína, nas espécies analisadas, pode comprometer a fertilidade. Acreditamos que a BSP é igualmente importante para os seres humanos”, afirma o Dr. Manjunath.

Ele e seus colegas têm tentado isolar o BSP de humanos há mais de 10 anos. Na maioria dos mamíferos, estas proteínas são tradicionalmente produzidas pelas vesículas seminais e adicionadas ao esperma na ejaculação. No entanto, este não é o caso dos seres humanos, primatas e roedores. Segundo os especialistas, estas espécies produzem pequenas quantidades de BSPs apenas no epidídimo, um duto que liga os testículos à uretra.

"Por muitos anos, nós estávamos procurando no lugar errado", afirma o Dr. Manjunath. "Além disso, a baixa quantidade de BSP produzida nos seres humanos tornou impossível o seu isolamento e caracterização".

Utilizando técnicas básicas de biologia molecular, clonando o gene (DNA) que codifica o BSP em seres humanos, eles foram capazes de produzir e purificar esta proteína.

“Depois da resolução de inúmeros problemas, fomos capazes de produzir um BSP humano funcional. A próxima etapa consistirá em garantirmos se esta proteína tem a mesma função nos seres humanos”.

Versão em Português: Fábio P. de Brito

Autor:
Fonte: PHYSORG - Disponível em: www.physorg.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581