.
 
 
Controle nacional de teste HPV mostra controle bem sucedido do câncer cervical
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/07/2010

Controle nacional de teste HPV mostra controle bem sucedido do câncer cervical

Piloto realizado no México mostra a eficácia do teste HPV e a viabilidade da implementação de programas de controle do câncer com base na população nacional

Um estudo divulgado recentemente no México – primeiro país na América Latina a implementar um programa nacional de rastreamento para os tipos de HPV de alto risco (HR-HPV) que podem causar o câncer cervical - sobre as causas e controle do câncer demonstra que utilização do teste de papilomavirus humano (HPV) em conjunto com o digene HPV test, fornecido pela QIAGEN, proporcionou a obtenção de melhores resultados no controle da doença. A análise comparou os resultados em relação ao teste Papanicolau (citologia) de rotina realizado com 50 mil mulheres.

O estudo piloto é a maior demonstração de rastreio primário de HPV realizada na América Latina. Conduzida como para determinar a implementação mundial e o desempenho do teste de DNA-HPV no sistema nacional de Saúde no México, a iniciativa confirmou a viabilidade e a eficácia de implementar o teste HPV como uma estratégia de rastreamento primário de câncer cervical em um programa nacional de base populacional.

“Os programas de base populacional que utilizam o teste HR-HPV podem melhorar a prevenção e o controle do câncer cervical na população mexicana e em outras populações onde o rastreamento por citologia é inadequado para detectar as lesões precursoras do câncer cervical,” concluiu o autor do estudo Dr. Eduardo Lazcano-Ponce, Diretor Executivo do Centro de Pesquisa da Saúde da População, do Instituto Nacional de Saúde Pública em Cuernavaca, México. “Nossos resultados oferecem uma forte evidência para justificar a implementação de programas de base populacional utilizando o rastreamento por DNA-HPV”, explica o especialista.

“Nosso trabalho oferece uma evidência clara para expandir o teste HPV no México e países semelhantes. Como um piloto de implementação prática, o estudo foi desenhado para indicar as questões e os problemas diários enfrentados pelos clínicos e administradores em um cenário clínico de rotina. E mesmo com essas considerações, o estudo demonstrou a implementação bem sucedida de uma estratégia de controle do câncer cervical com o teste HPV. Esse desfecho provavelmente terá um amplo impacto na América Latina, já que toda região enfrenta uma carga de câncer cervical persistentemente alta. Além disso, o estudo também pode ter impacto na Europa, onde alguns governos estão em processo de revisão dos programas nacionais de rastreio de câncer cervical,” explicou Dr. Attila T. Lörincz, co-autor do estudo e Professor de Epidemiologia Molecular no Wolfson Institute of Preventive Medicine em Londres.

As 50.159 mulheres avaliadas no estudo fazem parte do programa de seguridade social do México. Durante a avaliação receberam ambos os testes: citologia convencional e checagem do DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV da QIAGEN (também conhecido como Captura Híbrida® 2 DNA-HPV).

Os resultados apurados mostraram que a sensibilidade clínica dos testes por DNA-HPV utilizando o Teste digene HPV é duas vezes maior do que a citologia convencional, detectando 93.3% de lesões pré-cancerosas e cancerosas em comparação com 40% para citologia. Uma melhor detecção pode permitir intervenções precoces de tratamento e a maior sensibilidade do teste HPV pode permitir intervalos maiores e, assim, fornecer melhor custo X benefício, observaram os autores do estudo.

Em países de receita média como o México, onde existe infra-estrutura de saúde para os exames de câncer cervical de rotina, mas as barreiras geográficas, culturais e econômicas impedem muitas mulheres de terem acesso aos exames de Papanicolaou com regularidade, o teste HPV é uma alternativa estratégica.

“O rastreamento por citologia cervical tem reduzido bastante a incidência de câncer cervical invasivo em países industrializados. Porém, esse método requer a repetição do teste Papanicolau em curtos intervalos, confirmação de anormalidades pela colposcopia, coleta de biópsia e confirmação histológica para tratar as lesões precursoras do câncer. Esse tipo de programa é muito caro e não acessível aos países em desenvolvimento,” enfatiza Lazcano-Ponce.

“São necessárias novas alternativas de prevenção para o câncer cervical, com maior sensibilidade, para ajudar na melhora do rastreio de câncer cervical... e o teste do HPV provou ser uma ferramenta de teste altamente sensível para lesões precursoras de câncer cervical, utilizado com sucesso em vários cenários clínicos”, acrescenta o especialista.

Tecnologia confiável

A plataforma de Teste HPV Captura Híbrida 2 da QIAGEN utiliza tecnologia molecular avançada, padronizada e altamente confiável. O teste pode ser automatizado para alto volume de amostras e requer menos recursos técnicos do que a citologia além de gerar resultados objetivos.

“Esses últimos resultados mostram que a implementação do teste HPV é factível e altamente eficaz,” disse Peer Schatz, Diretor Executivo da QIAGEN. “O estudo confirma que o teste HPV pode – e deve – ser implementado no México e em outros países. O teste HPV da QIAGEN já está sendo utilizado nos Estados Unidos e na Europa e a inclusão como teste padrão no México e em países semelhantes é uma etapa importante na abordagem do câncer cervical em todo o mundo.”

Sobre o câncer cervical e o teste HPV digene

Em todo o mundo o câncer cervical afeta aproximadamente 500 mil mulheres anualmente. Após o câncer de mama é a segunda malignidade mais comum encontrada em mulheres. Visto que a causa do câncer cervical é conhecida – HPV – e que as mulheres portadoras podem ser identificadas, é uma doença altamente prevenível e tratável se as mulheres tiverem acesso a programas organizados de prevenção.

Nos EUA o teste HPV digene está aprovado como teste de rastreamento para uso junto com o Papanicolau em mulheres com 30 anos de idade ou mais. Já na Europa está aprovado como um teste de rastreio inicial na população em geral, isoladamente ou junto com o Papanicolau. É também utilizado como um acompanhamento para resultados Papanicolau inconclusivos. Para mais informações sobre HPV e câncer cervical, visite o site www.theHPVtest.com.

Sobre a QIAGEN

A QIAGEN - www.qiagen.com – detém total expertise e completa infraestrutura de suporte à pesquisa e desenvolvimento de soluções para as áreas de diagnóstico e ciências da vida. Em operação no Brasil desde outubro de 2008 a empresa foi fundada em 1984 em Dusserldorf, na Alemanha e está presente em cerca de 30 países. Entre as soluções de destaque da companhia está o digene HPV Test, que utiliza a moderna técnica de captura híbrida® para detectar a presença do vírus HPV (papillomavirus humano) – causador do câncer de colo de útero.


Autor: QIAGEN
Fonte: C+C Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581