.
 
 
Prefeito assina projeto de informatização da saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/07/2010

Prefeito assina projeto de informatização da saúde

Segundo o prefeito José Fortunati, o modelo de informatização proporcionará uma maior agilidade nos serviços do SUS

Criar um sistema integrado de informações que qualifique o atendimento ao usuário, as condições de trabalho e a gestão das ações de saúde na Capital são os objetivos do projeto de informatização da rede de Saúde apresentado hoje pela manhã, 26, pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Marcelo Bósio. Ele explicou que o sistema permitirá identificar o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), além de criar o prontuário eletrônico deste, implementando o conceito de assistência continuada. Para isso, foi assinado protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto de infromatizção da Saúde pelo prefeito José Fortunati, pelo titular da SMS, Carlos Henrique Carsartelli, e pelo diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski.

Segundo o prefeito José Fortunati, o modelo de informatização proporcionará uma maior agilidade nos serviços do SUS. "Esta é uma ação inovadora que incrementará a gestão e o atendimento ao paciente, tornando-os mais adequados, ágeis e qualificados. Com isso, cada vez mais avançamos na área de saúde da cidade, fortalecendo, ampliando e democratizando o sistema à população", destacou.

Bósio esclareceu que será criada uma base única de cadastro: do usuário, cadastro território, de estabelecimento e de profissionais. "Hoje, temos vários sistemas que não se falam. Com a unificação, quando o paciente voltar à unidade de saúde, o médico terá todo o histórico registrado, além do resultado dos exames, para dar prosseguimento ao tratamento. Temos o exemplo das farmácias distritais informatizadas: com o novo projeto antes do paciente chegar, o farmacêutico já saberá quais os medicamentos ele vai precisar, sem necessidade de cadastramento", exemplificou.

Situação atual

Hoje, a SMS tem 172 estabelecimentos, utilizando fibras e enlaces de rádio, com frequência não licenciada, visando o fornecimento de serviços de telecomunicações (Dados, Internet e Telefonia).Desses, 33 locais já estão conectados, dois necessitam o serviço VoIP, e 16, de locais de inclusão de equipamentos na rede interna para melhor gerenciamento; 102 locais serão conectados via fibra óptica ou rádio. Trinta e sete locais não têm viabilidade de acesso na atual rede da Infovia, devendo receber equipamentos para conexão.

De acordo com Bósio, foi estabelecido um cronograma para a implantação. Até junho do próximo ano, a estruturação da rede e implantação dos pilotos dos programas devem estar prontos, para entrar em funcionamento de forma efetiva no final de 2011.

Foto Cristine Rochol / PMPA


Autor: Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581