.
 
 
Transplantes aumentam 16% no Brasil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/08/2010

Transplantes aumentam 16% no Brasil

RS tende a registrar desempenho inferior à média do país, que bateu recorde no semestre

Puxado por outros Estados, um recorde em transplantes é registrado no Brasil. No primeiro semestre, foram 2.367 procedimentos no país – 16,4% a mais do que no mesmo período de 2009. O Rio Grande do Sul ainda não fechou seu balanço, mas a tendência é de que os números gaúchos não repitam o mesmo desempenho nacional.

Segundo o Ministério da Saúde, a realização de transplantes no país no primeiro semestre seguiu desempenho de anos anteriores e permaneceu concentrada em São Paulo, onde 52% de todas as ocorrências foram realizadas.

– Os números mostram o resultado da capacitação do pessoal envolvido, como as equipes hospitalares, em especial das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e das centrais de transplantes – disse o secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame.

Uma das ações citadas por ele treinou equipes para a manutenção de pacientes em casos de morte encefálica. Outra foi a criação de organizações de procura de órgãos, entidades que fazem a intermediação entre centrais, hospitais e famílias.

Para Beltrame, medidas como essas aumentaram o número de doadores, que avançou 17% e chegou a 963 no semestre. Com essa evolução, o Brasil atingiu a média de 10,06 doadores por milhão de habitantes. O número ainda é muito inferior ao observado em países como a Espanha, que tem 35 doadores por milhão de pessoas.

Gaúchos devem manter a média dos últimos dois anos

O Estado de São Paulo tem a melhor média brasileira (22,7 doadores por milhão).

– Há apenas quatro anos, o índice paulista estava em 11, e isso nos faz imaginar que podemos chegar em pouco tempo a um patamar mais próximo de países como a Espanha – disse.

No Rio Grande do Sul, conforme o coordenador da Central de Transplantes, Eduardo Elsade, o balanço do primeiro semestre ainda não está fechado, mas ele adianta: a média dos últimos dois anos deve ser mantida. Na contramão do país, o Estado tem registrado queda no número de transplantes realizados. Conforme dados dos primeiros três meses do ano, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Estado concretizou 34 transplantes – 14,5% das operações realizadas no Brasil todo. Ainda que o Estado não reproduza o crescimento recorde de transplantes, Elsade apresenta suas explicações para o descompasso:

– O Rio Grande do Sul evoluiu primeiro na realização de transplantes. Crescemos muito anos atrás. É algo que outros Estados estão conseguindo só agora – afirma Elsade.

Como doar

2.367: foi o número de transplantes de órgãos no primeiro semestre deste ano no país.

52%: é o percentual de transplantes realizados em São Paulo.

20%: é a taxa de operações registradas por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina juntos

0: é o número de transplantes de Amazonas, Goiás e Rondônia neste ano

1.486: transplantes de rins foram feitos nos primeiros seis meses deste ano. É o procedimento mais comum

34: transplantes foram registrados no Rio Grande do Sul nos primeiros três meses deste ano, segundo a ABTO

Como doar - Para participar da campanha do Ministério Público e doar sangue para cadastro para transplante de medula, desloque-se a um banco de sangue dos hospitais da Capital e do Interior.

"O Rio Grande do Sul evoluiu primeiro na realização de transplantes. Crescemos muito anos atrás. É algo que outros Estados estão conseguindo só agora."

Eduardo Elsade, coordenador da Central de Transplantes


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581