.
 
 
Células-tronco embrionárias começam a ser usadas em teste nos humanos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/08/2010

Células-tronco embrionárias começam a ser usadas em teste nos humanos

A terapia se chamará GRNOPC1

Após um ano de rompimento de testes com células-troco embrionárias, a empresa Geron Corp pode retornar o trabalho, isso porque a FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, similar à Anvisa) liberou o primeiro teste no mundo em seres humanos. As células-tronco embrionárias são consideradas as mais versáteis, pois transformam qualquer tipo de célula no corpo.

Os experimentos foram cancelados após os testes em camundongos apresentarem cistos espinhais em alguns animais. Mas agora, a companhia diz que encontrou uma nova forma de testar sua terapia e que não viu cistos em um estudo separado com animais.

De acordo com o presidente da empresa, o recrutamento de pacientes deve começar antes mesmo do fim do mês de agosto. Cerca de dez pacientes devem ser inscritos para o experimento, em diferentes locais do país. A partir de agora a terapia se chamará GRNOPC1, os testes devem durar cerca de dois anos, e cada paciente deve ser estudado por um ano, mas podendo se estender quando o tratamento apresentar eficácia.

Segundo a divulgação, a terapêutica vai utilizar células chamadas oligodendrocyte progenitoras. Elas se transformam em oligodendrocytes, tipo de célula que produz mielina, capa que permite aos impulsos se moverem pelos nervos. E se funcionar todo o processo, as células progenitoras vão produzir novos oligodendrocytes na área afetada da espinha do paciente, potencialmente permitindo movimentos novamente. 

A ciência acredita que o tratamento com as células-tronco embrionárias permitem o tratamento de muitas doenças, como cura para o diabetes, mal de Parkinson, paralisias e outras enfermidades, por isso essa pesquisa vem para somar ao estado clínico dos pacientes.

O farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, acredita que esse processo de autorização é mais uma etapa vencida para instituir tratamentos com células-tronco. “Controlar a capacidade de replicação de células-tronco não é tarefa fácil, sobretudo células embrionárias. Por isso, o acompanhamento dos pacientes deve ser muito minucioso”, conclui o tutor.


Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581