.
 
 
Hospital Moinhos de Vento adota procedimento inédito para enfisema pulmonar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/03/2009

Hospital Moinhos de Vento adota procedimento inédito para enfisema pulmonar

Minimamente invasiva, a técnica é inédita na América Latina e amplia a qualidade de vida de pacientes

O Hospital Moinhos de Vento, através do Núcleo de Tratamento do Enfisema, começa a utilizar uma nova técnica para tratamento de enfisema pulmonar. Pioneiro na América Latina, o procedimento é minimamente invasivo e consiste na utilização de válvulas brônquicas unidirecionais.

Neste procedimento cada paciente recebe, em média, três válvulas, que são colocadas no pulmão com o uso de um broncoscópio. O tratamento leva em torno de uma hora, sendo realizado sob sedação e sem a necessidade de anestesia geral. “As válvulas funcionam de forma dinâmica, permitindo que o ar saia da parte mais doente do pulmão e impedindo que entre nessas regiões comprometidas”, esclarece o médico Hugo Goulart de Oliveira, pioneiro neste tratamento. De acordo com ele, todo o processo, que inclui avaliação do paciente, implantação das válvulas e recuperação é bastante rápido e normalmente, os pacientes ficam internados de 5 a 7 dias e podem retomar as atividades normais logo após sair do hospital.

Até o surgimento das válvulas, as únicas alternativas para os pacientes com enfisema eram a cirurgia de redução do volume pulmonar e o transplante de pulmão. Conforme o médico Amarilio Vieira de Macedo, que também integra o Núcleo de Tratamento do Enfisema, a nova técnica melhora muito a qualidade de vida dos pacientes, que recuperam a capacidade de executar tarefas simples que muitas vezes não conseguiam mais suportar, como tomar banho sem ajuda. O grupo já implantou válvulas em 31 pacientes de diversas regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

O grupo do Núcleo de Tratamento do Enfisema começou o trabalho em 2002, quando participou de um protocolo internacional de pesquisa para avaliação das válvulas. O artigo que descreve os resultados desta pesquisa, publicado na revista americana Chest, recebeu o prêmio de melhor trabalho latino-americano no Congresso Sul-Americano de Broncologia e foi citado no anuário da Sociedade Torácica Americana (ATS). O Núcleo de Tratamento do Enfisema é formado pelos coordenadores médicos Hugo Goulart de Oliveira e Amarilio Vieira de Macedo Neto, por uma equipe de clínicos e outros profissionais de apoio. Mais informações: 51. 9977 5554 ou enfisema@scientific.com.br.

 


Autor:
Fonte: fróes, berlato associadas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581