.
 
 
Saúde RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2010

Saúde RS

Médicos residentes pedem apoio da Comissão de Saúde do RS para suas reivindicações

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente do RS realizou reunião ordinária na manhã de quarta-feira (25/08). No período dos assuntos gerais, uma representação de médicos residentes em greve apresentou as reivindicações e pediu o apoio da comissão para a sua luta.

O deputado Cassiá Carpes (PTB), que coordenou a reunião, se solidarizou com a luta dos residentes e destacou que o presidente do órgão técnico, deputado Gilmar Sossella (PDT), está em Brasília e encaminhará ao Ministério da Saúde um documento assinado pelos parlamentares da Casa contendo as demandas dos médicos. "Nós estamos juntos com vocês nesta luta", concluiu o parlamentar.

Os deputados Miki Breier (PSB) e Gilberto Capoani (PMDB), também se solidarizaram e colocaram a comissão à disposição para auxiliar no encaminhamento das demandas.

O representante dos residentes, Diego Menegotto, destacou que a residência médica é um período de especialização, mas que, ao mesmo tempo, eles desenvolvem todas as atividades de atendimento aos pacientes. As reivindicações da categoria buscam o aumento de 38,7% no valor da bolsa, insalubridade, auxílio moradia e alimentação, além do aumento do período de licença maternidade de quatro para seis meses.

Greve dos médicos residentes

A greve nacional dos médicos residentes foi um dos assuntos abordados pelos parlamentares na tribuna. Dois deles, que são médicos, falaram sobre as condições de trabalho da categoria e se solidarizaram com os grevistas gaúchos, que estavam nas galerias do plenário: o deputado Pedro Westphalen (PP) relembrou a paralisação de 2006 e a promessa, não cumprida pelo governo federal, de reajuste da bolsa-auxílio no ano seguinte. Ele ainda falou das dificuldades na formação e nas condições de trabalho oferecidas pelas instituições de ensino e saúde no país. “Não posso, como médico e deputado, me calar diante dessas necessidades”, afirmou.
 
Já o deputado Pedro Pereira (PSDB) citou que são 22 mil médicos residentes no país e 1,6 mil no estado. “São os residentes que realmente tocam os hospitais e as clínicas desse país, quem cuida dos pacientes”, disse. Ele ainda registrou que os residentes cumprem, em geral, carga horária de mais de 60 horas semanais por um salário líquido de R$ 1,6 mil. 
 
O deputado Ciro Simoni (PDT), que também é médico, se solidarizou ao movimento dos residentes, assim como os deputados Cassiá Carpes (PTB) e Elvino Bohn Gass (PT). Já o deputado Adão Villaverde (PT), informou que assumiu o compromisso, com a comissão de médicos residentes que visitou seu gabinete pela manhã, de auxiliar no encaminhamento das reivindicações junto ao Ministério da Educação e da Capes.


Autor: Imprensa
Fonte: Comissão de Saúde e Meio Ambiente do RS
Autor da Foto: Marcos Eifler/Agência AL

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581