.
 
 
Mais leitos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/08/2010

Mais leitos

Sindicato pede abertura de mais cem leitos em Hospital Universitário da Ulbra

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) protocolou na última sexta-feira, dia 27, pedido à direção do Hospital Universitário (HU) da ULBRA para abertura de mais cem leitos pelo SUS na instituição. A vice-presidente do SIMERS e secretária da condição feminina da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Maria Rita de Assis Brasil, aponta que o número ajudará a aliviar a superlotação das emergências de Porto Alegre.

O SIMERS denuncia desde o começo da semana a calamidade na saúde na Capital, que perdeu em 16 anos mais de 30% de seus leitos destinados ao Sistema Único de Saúde. Maria Rita defende que o HU, por estar situado na Região Metropolitana (Canoas), desempenha papel decisivo na assistência, além de ter capacidade ociosa. "Demanda importante de pacientes dos municípios da RMPA chega à Capital", lembra a dirigente, citando que a população do entorno representa mais de 30% em muitas unidades.

O HU foi reaberto em setembro de 2009, após fechamento devido à crise da universidade e graças a acordo entre prefeitura de Canoas, Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde para repasse de verbas. O Sindicato participou da mobilização para reabertura devido à qualidade do equipamento e insuficiência de estrutura na Capital. Hoje o hospital se dedica exclusivamente ao SUS e está subutilizado. O SIMERS participa de grupo de acompanhamento da aplicação dos recursos no HU.

O colapso das emergências do SUS já é alertado há um ano pelo Sindicato. O agravamento também se verifica em unidades que atendem convênios e privados. A situação levou o SIMERS a divulgar apelo para que a população colabore. O Sindicato orienta às pessoas que necessitam de consultas não urgentes que busquem postos de saúde, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos. "É muito importante a solidariedade de todos neste momento. Vivemos uma situação inédita que precisa ação rápida dos gestores", justificou Maria Rita.

O SIMERS propôs decretação de calamidade pública na saúde para assegurar liberação de recursos e estrutura necessários à normalização dos serviços. Em reunião na terça-feira, dia 24, entre Ministério Público, SIMERS, secretarias da Saúde do Estado e da Capital e Grupo Hospitalar Conceição (GHC) foram listadas ações que incluem reabertura dos hospitais da Ulbra (Luterano e Independência), situado na Capital e que somam 217 leitos, além de maior oferta de vagas do Parque Belém e do Hospital Partenon. No dia 27 de setembro, as entidades terão nova reunião para avaliar as medidas adotadas.


Autor: SIMERS
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581