.
 
 
Acreditação em Enfermagem
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/03/2009

Acreditação em Enfermagem

Saiba mais a respeito

Interessante estudo (GENTIL e SANNA, 2009), publicado na última edição da Revista Brasileira de Enfermagem, aborda historicamente o processo de acreditação dos serviços do profissional enfermeiro. A relevância do tema diz respeito justamente a atualidade desta discussão, que popularmente está associada aos processos de certificação de qualidade de instituições, e não de profissionais.
 
Segundo as autoras do estudo, para o contexto da enfermagem, tal método se justifica na medida em que esta profissão experimenta constantes transformações, sendo, cada vez mais, demandada por seus serviços. Assim, faz-se necessário um método apropriado de certificação e acreditação da área, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados e incentivar o desenvolvimento deste campo de atuação.
 
Para compreender melhor este processo, as pesquisadoras desenvolveram um método histórico e bibliográfico, de modo a levantar dados internacionais sobre o tema. Em termos de publicações científicas, o primeiro registro encontrado data do ano de 1978, sendo que o total de publicações que contempla a temática se resume a 16.
 
Dentre estas, os resultados indicam um pioneirismo já na década de 40, nos Estados Unidos, por meio de ações de acreditação em cursos de formação de enfermagem, bem como de seus profissionais. Mais adiante, na década de 90, foram identificadas ações similares na Espanha. Em linhas gerais, percebe-se que este movimento está presente, sobretudo, em países desenvolvidos; além disto, as pesquisadores verificaram que em países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento, esta iniciativa é ainda incipiente.
 
Deste modo, entende-se que, tal qual ocorre na Certificação de Atualização Profissional (CAP), iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), as entidades especializadas da área de enfermagem devem buscar parâmetros de aperfeiçoamento. A ressalva se dá, sobretudo, na área de Enfermagem de Urgências, somando ganhos principalmente à população em geral, usuária dos serviços de saúde.
 
Leia o texto completo clicando aqui.
 
Referência
 
GENTIL, R.C.; SANNA, M.C. Accreditation processes for nurses: a historical briefing. Rev. Bras. Enf., v. 62, n.1, p. 125-131, jan-fev. 2009.

Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581