
Na última quarta (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sua correlata nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) firmaram acordo que representa uma primeira etapa de um processo para registro de medicamentos, equipamentos e produtos em saúde; inspeções e vigilância pós-mercado. O acordo foi comandado pelo Ministro da Saúde, José Carlos Temporão, como parte da Missão Oficial de Cooperação Bilateral e Empresarial Brasil – Estados Unidos na Área de Saúde, que visa o fortalecimento da indústria da saúde no país.
Esse acordo agilizará o registro, diminuirá as inspeções e acelerará a avaliação de retirada de produtos de saúde do mercado. Além disso, tal acordo permitirá a troca de informações sobre registros entre as duas instituições, facilitando a liberação da venda de produtos em saúde e diminuindo o retrabalho na analise das documentações.
Esse acordo também permitirá que as inspeções sejam reconhecidas entre as entidades. O que fará com que um produto possa ser regulamentado no Brasil desde que tenha registro em dia no FDA.