.
 
 
Estudo identifica que psicoterapia junto com medicação é eficaz em casos de depressão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/09/2010

Estudo identifica que psicoterapia junto com medicação é eficaz em casos de depressão

Publicado na Clinical Psychology Review, neste ano, o estudo foi coordenado por pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda

Estudo coordenado pelo professor Pim Cuijpersa, da Universidade de Amsterdam, na Holanda, identificou que a psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso é mais eficaz que o tratamento psicoterápico ou medicamentoso unicamente para os casos de depressão maior e distimia. Os pesquisadores realizaram uma meta-análise com base em 16 estudos publicados anteriormente, publicado na revista científica Clinical Psychology Review, em fevereiro de 2010.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV (DSM-IV), a depressão maior pode ser caracterizada por, no mínimo, duas semanas de humor deprimido ou perda de interesse em quase todas as atividades diárias, acompanhado de outros sintomas, tais como: alterações no apetite, peso, sono, pensamento, concentração, entre outros; causando prejuízos em áreas importantes da vida (ocupacional, social, etc.). Já a distimia caracteriza-se por uma depressão crônica, de suave a média intensidade, ocorrendo a maior parte do dia ao longo de dois anos.

Conforme estudo realizado pelo professor Pim Cuijpersa e equipe, o tratamento psicoterápico realizado unicamente tem menos eficácia que o medicamento realizado de forma independente, sendo necessárias 18 sessões psicoterápicas para que comece a se poder avaliar os resultados do tratamento. No entanto, quando o tratamento psicoterápico é associado ao tratamento medicamentoso, os resultados podem ser mais promissores na remissão dessas patologias, especialmente, para os casos de depressão maior. Em relação à distimia, o tratamento psicoterápico obteve efeitos menos significativos, mesmo que associado ao medicamentoso.

De acordo com os pesquisadores, “a meta-análise realizada deixou claro que a psicoterapia tem um efeito significativo sobre a depressão crônica e a distimia, embora esses efeitos possam ser pequenos, mas, qualquer ajuda para melhorar a depressão crônica é relevante do ponto de vista clínico. Contudo, os autores alertam que o estudo apresentou limitações significativas, principalmente, devido ao número pequeno de pesquisas avaliadas; porém, os resultados podem ser um indício da importância de se tratar tanto a depressão maior como a distimia com todos os recursos disponíveis.

Fonte

CUIJPERSA, P. Psychotherapy for chronic major depression and dysthymia: A meta-analysis. Clinical Psychology Review, v. 30, n. 1, p. 51-62, Fev. 2010.


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Vide referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581