.
 
 
O índice de massa corporal identifica a progressão do diabetes tipo 2
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/09/2010

O índice de massa corporal identifica a progressão do diabetes tipo 2

Estudo avaliou pessoas sem diabetes, mas com casos familiares

Estudo publicado, neste ano, na revista científica Obesity Research & Clinical Practice e coordenado pelos professores Mohsen Janghorbania e Masoud Aminib, da Universidade de Isfahan, no Irã, identificou que o índice de massa corporal (IMC) é tão eficaz na predição do diabetes tipo 2 quanto outros indicadores. O objetivo do estudo foi comparar a capacidade do índice de massa corporal (IMC) com os índices da circunferência da cintura (CC), da relação cintura-quadril (RCQ) e da relação cintura/ estatura (WSR), para prever a progressão do diabetes tipo 2 em pessoas não-diabéticas, mas que possuíam parentes de primeiro grau com essa patologia.

Para a realização do estudo, foram avaliadas 704 pessoas não-diabéticas, entre 20 e 70 anos de idade, identificadas como não-diabéticas no período entre 2003 e 2005. Posteriormente, no ano de 2008, essas pessoas foram novamente avaliadas para a ocorrência do diabetes mellitus tipo 2.

Os resultados demonstraram que a incidência de diabetes tipo 2 foi de 3,3% por ano para os homens e 4,8% para as mulheres mulheres. Todos os índices avaliados foram relacionadas ao diabetes, apresentando associações similares com incidência do diabetes. Portanto, os dados indicaram que o IMC foi tão eficaz como os outros índices avaliados na predição do diabetes tipo 2.

“Em conclusão, nosso estudo indica que o IMC e o CC são altamente correlacionados e, provavelmente, apresentam um comportamento semelhante na predição do diabetes. Já o WSR mostrou quase a mesma habilidade do discriminador”, comentaram os pesquisadores. O alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 em pessoas não-diabéticas mas com parentes em primeiro grau com essa patologia sublinha a importância da prevenção do diabetes tipo 2 nesses indivíduos, pontuaram.

Fonte

JANGHORBANIA, M.; AMINIB, M. Comparison of body mass index with abdominal obesityindicators and waist-to-stature ratio for prediction of type 2 diabetes: The Isfahan diabetes prevention study. Obesity Research & Clinical Practice, v. 4, n. 1, p. e25-e32, Jan.-Mar. 2010.


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Vide referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581