.
 
 
O bom sono em crianças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2009

O bom sono em crianças

Estudo identifica as práticas adequadas para garantir a qualidade do sono de seu filho

Estudo que será publicado na revista científica Slep Medicine (MINDELL et al., no prelo) avaliou a higiene do sono e os padrões do sono entre crianças de zero a 10 anos de idade, a fim de observar as práticas que pudessem garantir uma maior qualidade de sono.

A amostra contou com 1.473 crianças cujos pais foram entrevistados sobre os padrões do sono de seus filhos. Os resultados indicaram que as práticas de higiene para o sono relacionaram-se a um sono mais satisfatório. Os aspectos que reduziram a qualidade do sono, independente da idade da criança, foram: a presença de um dos pais na hora de dormir, falta de rotina no horário para dormir, presença de televisão no quarto e ingestão regular de substâncias com cafeína (café, alguns tipos de refrigerantes, chás, etc.).

A presença de um dos pais na hora de dormir foi o aspecto que revelou ser mais negativo para a qualidade do sono. Os pesquisadores comentaram que “como esperado, um grande percentual de crianças tinha a presença de um dos pais na hora de dormir. O surpreendente foi que os pais informaram que um deles estava presente na hora de dormir para um terço das crianças mais velhas que já estavam na escola. Além disso, a presença parental na hora de dormir foi associada com o aumento do despertar noturno e um tempo total reduzido de sono para as crianças de todas as idades. Por exemplo, a presença parental na hora de dormir foi relacionada com 1,7 horas de sono a menos para todas as crianças, e as crianças em idade escolar foram mais prováveis de despertarem seis vezes mais durante a noite que crianças que dormiram de forma independente, sem a presença de um dos pais”.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo apóiam a importância de que as crianças de todas as idades devam dormir independentemente, sem a presença dos pais; possam ir para cama antes das 21 horas da noite; tenham uma rotina estabelecida na hora de dormir, que inclui leitura, a não ingestão prévia de substâncias com cafeina e quartos sem televisões.

Referência

MINDELL, J. A. et al. Developmental aspects of sleep hygiene: Findings from the 2004 National Sleep Foundation Sleep in America Poll. Sleep Medicine, no prelo.
 


Autor: Marli Appel - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Slep Medicine

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581