.
 
 
Prevenção de HPV e herpes genital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2009

Prevenção de HPV e herpes genital

Circuncisão masculina reduz risco de transmissão

Estudo de cientistas em Uganda e pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, publicado recentemente no New England Journal of Medicine, revela que homens heterossexuais submetidos à circuncisão podem reduzir em até 28% o risco de adquirirem herpes genital e em 30% o risco de HPV.

O estudo contou com a participação de 3.393 homens não circuncidados com idades entre 15 e 49 anos. Nenhum deles possuía qualquer tipo de DST antes do início da pesquisa. Os homens foram divididos em dois grupos, o primeiro foi imediatamente circuncidado, enquanto o segundo grupo foi circuncidado 24 meses mais tarde.

“Durante os dois anos seguintes, os participantes circuncidados que mantiveram relações heterossexuais foram 28% menos propensos a contrair herpes e 35%  menos propensos a contrair HPV, em comparação com o grupo não circuncidado", disse Anthony Fauci, um dos autores do estudo.

Em crianças, a circuncisão pode reduzir as chances de infecções do trato urinário e fimose. Nos jovens e adultos, porém, reduz em até 50% o risco de transmissão do vírus HIV, segundo os pequisadores.

“Estes novos dados devem levar a uma grande reavaliação do papel da circuncisão masculina não apenas na prevenção do vírus HIV, mas também na prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis", afirmaram Matthew Golden e Judith Wasserheit, da Universidade de Washington, no artigo publicado.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo, provocando verrugas genitais e alguns tipos de câncer. Já o herpes genital tem sido associado a um aumento do risco de transmissão do HIV.

Segundo o Instituto Brasileiro de Infectologia, uma em cada quatro brasileiras está contaminada pelo HPV, que causa 95% dos casos de câncer de colo do útero em nosso país. 

Contudo, os pesquisadores ainda não têm certeza de por que a remoção do prepúcio pode deixar nosso corpo menos susceptíveis às doenças. Mas eles acreditam que a umidade no pênis torna o homem mais vulnerável a vírus como o HIV, criando pequenas feridas por onde o vírus pode entrar.

Mesmo com a crescente evidência de seus benefícios, alguns especialistas dizem que a remoção do prepúcio é desnecessária e que pode reduzir a sensibilidade sexual na vida adulta. O especialista em saúde sexual do Countess of Chester Foundation Trust Hospital, em Chester, Reino Unido, Colm O'Mahony, afirma que este novo estudo envia a mensagem errada à população:

"Sugere que mulheres infectam homens inocentes, portanto devemos proteger os homens inocentes. E permite que homens que não querem mudar seu comportamento irresponsável continuem tendo várias parceiras sem nem mesmo usar um preservativo".

Referências
 
HPV Informações - Disponível em:  www.hpvinfo.com.br

Health News - Disponível em: www.healthnews.com/

National Institute of Health - Disponível em: http://www.nih.gov/

Instituto Brasileiro de Infectologia - Disponível em: http://infectologia.org.br/

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581