.
 
 
Adolescentes vítimas de bullying tendem a delinquência, revela estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/10/2010

Adolescentes vítimas de bullying tendem a delinquência, revela estudo

Vítimas são susceptíveis de sentirem frustração, angústia e terem prejuízos na saúde mental

Estudo publicado recentemente na revista científica Personality and Individual Differences revelou que adolescentes vítimas de bullying são mais propensos à delinquência que os praticantes de bullying. O objetivo principal do estudo foi examinar a relação entre o bullying, tanto por parte daqueles que são vítimas como dos que praticam, com a delinquência acompanhada de atos não-violentos (furto e assaltos).

Os dados para análise foram extraídos de uma amostra de coorte transversal, de base populacional de 7.149 adolescentes entre 15 e 16 anos de idade, na Islândia. Para a análise dos dados, foram utilizados modelos de equações estruturais, controlados para o sexo dos participantes, estrutura familiar e educação parental, a fim de examinar a relação entre o bullying e a vitimização com comportamentos delinquentes, bem como se essa associação seria mediada através da raiva.

Os resultados revelaram que o comportamento de bullying e a consequente vitimização aumentaram a probabilidade de um comportamento delinquente, mas os efeitos foram significativamente mais fortes para quem foi vitimizado. Além disso, a associação entre o comportamento bullying e a vitimização pelo bullying com o comportamento delinquente, em ambos os grupos (quem atuou e quem foi vitimizado), em parte, foi mediada através da raiva.

Os pesquisadores comentaram que “os resultados demonstram uma forte ligação entre o comportamento de bullying e suas vítimas como comportamentos delinquentes. A relação entre as variáveis foi muito alta, considerando que excluímos itens diretamente relacionados ao bullying, como a violência. Tivemos que utilizar somente o roubo e furto para medir a delinquência, porque esses são, de longe, os delitos mais comuns reportados à polícia”.

Segundos os autores, os resultados suportam a teoria revisada de Agnew de que emoções, como a raiva, são importantes para o desenvolvimento da delinquência. A vitimização por bullying pode ser interpretada, de acordo com o modelo de Agnew, susceptível de causar frustração, angústia e prejudicar a saúde mental.

Fonte

SIGFUSDOTTIRA, I. D.; GUDJONSSONB, G. H.; SIGURDSSONA, J. F. Bullying and delinquency. The mediating role of anger. Personality and Individual Differences, v. 48, n. 4, p. 391-396, mar. 2010.


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Vide referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581