.
 
 
Osteoporose e atividade física na adolescência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2009

Osteoporose e atividade física na adolescência

Benefícios podem ser percebidos na idade adulta, diz estudo

Pesquisa recente, realizada por Siqueira e colaboradores (2009), buscou investigar os fatores preditivos da osteoporose na idade adulta. Segundo os autores, está claro na literatura científica que existe associação entre a doença com o fenômeno do envelhecimento. Do mesmo modo, os pesquisadores se fundamentaram em estudos que dizem, também, que práticas físicas em idades precoces diminuem a incidência de várias doenças, entre estas a osteoporose.
 
Assim, foi conduzido um estudo de base populacional, em que mais de mil pessoas com 50 anos ou mais (n=1.016) foram submetidas a entrevistas individuais, que abordavam práticas de esportes durante a adolescência, bem como foram averiguados dados demográficos e sociais, além da presença de osteoporose. A amostra foi composta por pessoas residentes na cidade de Pelotas/RS, e selecionadas de acordo com rígidos padrões estatísticos.
 
Os pesquisadores verificaram que os participantes que relataram a prática durante a adolescência tiveram índices 67% menores de osteoporose  que os participantes que não executaram atividades físicas no período da adolescência. Desse modo, entende-se que os resultados confirmaram que a prática de atividades físicas na adolescência, por um período mínimo de seis meses, é protetora ao aparecimento de osteoporose durante a idade adulta.
 
Do mesmo modo, jovens que praticam esporte têm mais probabilidade de o fazerem na idade adulta, potencializando os benefícios dessa prática. Assim, a presente pesquisa corrobora com a necessidade de préticas físicas em idade precoce na medida em que os benefícios são prováveis. Também incentivam, inclusive, ações de políticas públicas preventivas em saúde. Leia o artigo completo clicando aqui.
 
Referência
 
SIQUEIRA, F. V. et al. Prática de atividade física na adolescência e prevalência de osteoporose na idade adulta. Rev. Bras. Med. Esporte, v. 15, n. 1, p. 27-30, jan. 2009.

Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581