.
 
 
Pesquisadores criam dispositivo que mede nível de polifenóis no vinho
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2010

Pesquisadores criam dispositivo que mede nível de polifenóis no vinho

Os consumidores de vinho não têm a menor ideia de qual frasco contém mais antioxidantes

Pesquisadores suíços e norte-americanos produziram um dispositivo que realiza um teste simples para descobrir quais vinhos contêm as propriedades mais saudáveis. A informação foi publicada no site do jornal britânico "Guardian".

Curiosos sobre os corações saudáveis dos franceses, que ingerem alimentos ricos em gordura, os cientistas descobriram que isso acontece em parte devido ao consumo de um ou dois copos de vinho tinto por dia. Segundo eles, o segredo está nos polifenóis, substâncias antioxidantes que têm efeito positivo sobre o envelhecimento do corpo humano e do cérebro, e que parecem reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, câncer e até mesmo as rugas .

Os consumidores de vinho não têm a menor ideia de qual frasco contém mais antioxidantes.

Investigadores suíços da Escola Politécnica de Lausanne, em conjunto com colegas da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, afirmam ter produzido uma máquina que pode testar rapidamente os níveis de polifenóis em garrafas individuais. O dispositivo foi testado em 500 vinhos suíços e está pronto para ser comercializada em França.

Jean-Charles Hoda, da equipe de pesquisadores suíços, disse que pode prever o dia em que os vinhos vão conter avisos positivos para a saúde nos rótulos.

"As propriedades antioxidantes do vinho são bem conhecidas, mas esta máquina significa que seremos capazes de medir os produtos químicos existentes nos frascos. Começamos a pesquisa a partir de um ponto de vista médico, mas depois percebemos que havia um interessante apelo comercial."

Do tamanho de uma caixa de fósforos, o dispositivo pode medir antioxidantes em uma gota de vinho colocada sobre uma tira de teste. Os fabricantes suíços Diagnogene estão planejando um modelo para os bebedores de vinho.

"Eu posso visualizar as pessoas escolhendo um vinho em detrimento de outro, pois poderão ver qual é saudável para eles", afirmou Hoda.

"Também vai ajudar os produtores a fazer vinhos com mais polifenóis. Sabemos que esses antioxidantes vêm da casca das uvas vermelhas e que os níveis podem ser determinados pela duração da fermentação e outros fatores."


Autor: Redação
Fonte: Folha Online

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581