.
 
 
Cuidado com medicações comercializadas pela Internet ou de venda livre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2009

Cuidado com medicações comercializadas pela Internet ou de venda livre

Substâncias utilizadas podem causar riscos à vida, aponta estudo

O estudo de Uekusa et al. (a ser publicado na revista científica Legal Medicine) avaliou o caso de uma jovem de 20 anos de idade que foi admitida em um hospital no Japão por estar inconsciente, com 164 batidas do coração, pressão sanguínea de 132/90 mmHg e hipocalemia (concentração de potássio sérico menor que 3,5 mmol/L). Duas medicações sem receita médica e uma suplementação alimentar herbárea americana (“7º céu”) foram encontradas no quarto dela, em casa.

 

Fotografias do suplemento alimentar “7º céu”. (a) Vidro, (b) rótulo, (c) cápsulas, (d-1,2) partes das cápsulas, (e) material interno (100×). Fonte: Uekusa et al. (no prelo).

Foram analisadas as amostras dessas substâncias. A efedrina (2,32 mg/g) e a cafeína (17,96 mg/g) foram encontradas no suplemento alimentar e no soro sanguíneo da paciente (0,627 mg/L, 383 mg/L, respectivamente), como também o acetaminofen, a bromvalerilurea e a etenzamida, componentes das drogas sem prescrição.

A concentração de efedrina no soro sanguíneo não alcançou um nível fatal. Mas a concentração de acetaminofen foi suficiente causar danos e estava em níveis considerados fatais. 

A efedrina, substância que tem efeitos estimulantes no sistema nervoso central, é utilizada em medicamentos para emagrecer por acelerar o metabolismo e a queima de gordura. O acetaminofen é derivado analgésico e antipirético da acetanilidao. Ambas as substâncias, se ingeridas em doses altas, podem levar ao óbito.

Embora a prescrição médica seja necessária para obter produtos que contenham a efedrina no Japão (bem como no Brasil), a paciente citada no estudo não tinha prescrição para o seu uso e não indicou onde conseguiu a suplementação alimentar que continha essa substãncia. Os cientistas realizaram uma busca na Internet e verificaram que era possível comprá-la por esse meio.

O acetaminofen é comercializado livremente tanto no Japão como no Brasil (nomes comerciais: Acetofen®, Anatyl®, Calpol®, Cefalex®, Cetinol®, Dôrico®, Gripeonil®, Pacemol®, Paracetamol®, Parador®, Piramin®, Tylenol®, etc.). Porém, é necessário que as medicações que contenham essa substância sejam receitadas por um médico e a prescrição seja seguida fielmente. Essa substância, se ingerida inadvertidamente, pode causar efeito colaterais, como danos irreversíveis ao fígado, entre outros.

Os autores alertam, assim, a respeito do risco à vida ao se comprar medicações via Internet. Também alertam as autoridades médicas que é indispensável analisar suplementos alimentares e medicações desconhecidas usadas por pacientes.

Referências

Dicionário Digital de Termos Médicos 2007. Disponível em: http://www.pdamed.com.br/
 
UEKUSA, K. et al. GC/MS analysis of an herbal dietary supplement containing ephedrine. Legal Medicine, no prelo.
 
REGATIERI, F. L. F. Consumo de analgésicos preocupa. Anestesiologia. Disponível em: www.anestesiologia.com.br

 


Autor: Marli Appel - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581