.
 
 
Faltam remédios no SUS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/10/2010

Faltam remédios no SUS

Nas últimas semanas ocorreu racionamento ou falta de ao menos sete tipos de medicamentos de alto custo; principalmente em São Paulo

Falta de, pelo menos, sete tipos de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi constatada nas últimas semanas no País. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o problema foi registrado principalmente no Estado de São Paulo, onde está cerca de metade dos 900 mil pacientes beneficiados - e onde os governos federal e estadual vivem uma queda de braço sobre a causa dos desabastecimentos recentes.

As drogas referidas são: adalimumabe (artrite reumatoide), tracolimo, sirolimo e micofenolato de mofetila (transplantados), acetato de glatirâmer e betainterferona (esclerose múltipla) e leuprolide (terapia hormonal), segundo relato de pacientes.

Há um ano, o Ministério da Saúde decidiu, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais, centralizar a compra de 43 medicamentos para melhorar o poder de compra estatal e economizar. Outros remédios ficaram sob responsabilidade dos governos estaduais e municipais. A pasta estima que a medida já poupou R$ 220 milhões, suficientes para aumentar a quantidade adquirida dos remédios. A compra de algumas drogas quase dobrou.

De acordo com o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, São Paulo foi o único Estado que apresentou problemas na distribuição de drogas de alto custo nas últimas semanas. Nascimento alegou que a Fundação para o Remédio Popular (órgão do governo paulista que recebe as drogas) ficou em greve por dois meses e que não recebeu nada do que o governo enviou.

Em nota oficial, a Secretaria da Saúde de São Paulo destacou que, da lista de drogas em falta, havia desabastecimento pontual do leuprolide e da betainterferona. E destacou que a regularização está em processo. Segundo a secretaria, o desabastecimento ocorreu porque o ministério considerou o consumo médio mensal em São Paulo, sem levar em conta novos pacientes.


Autor: Redação
Fonte: Saúde Business Web

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581