.
 
 
Empresas americanas planejam criar rótulos com dados nutricionais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/11/2010

Empresas americanas planejam criar rótulos com dados nutricionais

Objetivo é garantir que o novo sistema cumpra as exigências dos reguladores e alerte sobre os aspectos menos saudáveis de muitos alimentos

Em resposta à pressão dos reguladores federais americanos, a organização de fabricantes de alimentos disse na quarta-feira que irá desenvolver um sistema de etiquetas na parte frontal dos produtos alimentares para destacar o conteúdo nutricional dos alimentos, incluindo dados sobre calorias, gorduras não saudáveis e sódio, que muitos consumidores querem limitar.

A Grocery Manufacturers Association (GMA) afirma que o sistema de etiquetas será lançado no próximo ano. A Associação, que representa mais de 300 grandes fabricantes de alimentos e bebidas, vai trabalhar no novo sistema com o Food Marketing Institute, um grupo que representa os maiores vendedores de alimentos.

A Food and Drug Administration (FDA) pretende desenvolver as regras para as informações que devem constar nas etiquetas. O objetivo é garantir que o novo sistema cumpra as exigências dos reguladores e alerte, de maneira clara, sobre os aspectos menos saudáveis de muitos alimentos embalados.

Exigências

Um relatório divulgado no mês passado pelo Instituto de Medicina pediu etiquetas nutricionais na parte frontal dos produtos para mostrar apenas calorias, gorduras saturadas, gordura trans e sódio - os nutrientes mais estreitamente associados com grandes problemas de saúde pública, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

"Estamos comprometidos hoje para colocar as informações na frente de nossos produtos", disse Scott Faber, vice-presidente da associação dos fabricantes, em referência aos nutrientes que podem ser considerados problemáticos para a saúde. Faber disse que não tinha determinado ainda quais nutrientes estarão nos rótulos.

Maria Sophos, vice-presidente executiva do grupo, disse que o rótulo não poderia caracterizar todos os nutrientes de um alimento como bons ou maus – como os rótulos com sinais de trânsito na Grã-Bretanha que exibem um círculo vermelho para níveis baixos de nutrientes saudáveis e verde para os mais saudáveis. "Não vamos interpretar os elementos da comida", disse Sophos.

Um comunicado da FDA disse: "Nossa esperança é que a indústria desenvolva uma etiqueta que ajude o consumidor a entender e identificar facilmente produtos que contribuam para uma dieta saudável".

Críticas

A indústria alimentícia foi forçada a interromper uma campanha de etiquetas chamada Smart Choices, criticada porque dava um selo de aprovação a alimentos como cereais açucarados e refeições congeladas com muito sal. Isso levou a FDA a dizer que definiria diretrizes para as etiquetas nutricionais. "Isso é um esforço para tentar evitar o que a FDA está fazendo?", disse Marion Nestle, professora de nutrição da Universidade de Nova York. "Isso é o que parece para mim."


Autor: The New York Times
Fonte: Site Veja

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581