.
 
 
RS cria semana de alerta para aneurisma de aorta
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/11/2010

RS cria semana de alerta para aneurisma de aorta

Iniciativa aprovada por unanimidade pelos deputados gaúchos busca reduzir número de mortes

Na primeira sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS após o segundo turno das eleições, realizada nessa quarta-feira (3/11), todos os 40 deputados gaúchos presentes aprovaram projeto de lei que institui, no Rio Grande do Sul, a “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Aneurisma de Aorta”.

O PL 132/2010, de Ciro Simoni (PDT) que, além de deputado é médico, foi idealizado a partir de troca de experiências com o especialista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – RS Eduardo Keller Saadi. É através de exames de RX, especialidade de Simoni, que o aneurisma de aorta é detectado, cabendo ao cirurgião cardiovascular, habilidade de Saadi, o tratamento.

A lei, que será divulgada do Diário Oficial, é considerada uma grande conquista para entidades médicas e também para toda a sociedade. A norma propicia, a partir do dia 25 de outubro de 2011, campanha sistemática de alerta para a doença silenciosa e grave, praticamente desconhecida da população. O aneurisma de aorta mata cerca de 90% dos pacientes que desconhecem sofrer do mal. Já com a detecção precoce e o tratamento adequado, 98% dos pacientes ficam bem. A informação sobre o problema pode salvar muitas vidas. Se o grupo de risco fizer, anualmente, check-up vascular, as mortes serão reduzidas.

- A instauração da lei é de extrema importância por chamar a atenção para a prevenção e cuidados. O aneurisma de aorta se torna ainda mais preocupante por incidir majoritariamente numa população que vem crescendo em nosso país, a de pessoas acima dos 60 anos. Se for descoberto a tempo, o tratamento adequado salva quase a totalidade dos casos.– afirma Dr. Saadi.

Para Ciro Simoni, a aprovação da “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Aneurisma de Aorta” é fundamental para a diminuição dos índices de mortalidade.

- A ação do Poder Público pode ser feita através de campanhas de esclarecimento, bem como, disponibilizando, pela rede pública ou custeada por esta, o exame para detecção, ainda em fase inicial da doença. Além da promoção de saúde, deve-se considerar a economia futura para o Poder Público. Serão evitados gastos com internações e medicamentos, medidas extremas, tardias e pouco eficazes no caso de aneurisma da aorta, já que, se diagnosticada precocemente, a doença tem cura. - Justifica o Deputado Simoni.

Aneurisma de Aorta

A aorta é a principal artéria do corpo humano. Nasce no coração, atravessa o tórax e o abdome, dando origem a todos os vasos que levam o sangue aos diversos segmentos do organismo. O aneurisma é uma dilatação permanente e progressiva que se forma num determinado ponto da artéria. O diâmetro médio da artéria é de 2cm. No local em que atingir 3cm ou mais é considerado aneurisma. Como um balão de borracha, quanto mais inflado, mais chances tem de estourar. Quando se rompe, causa hemorragia interna e mata metade das vítimas antes do atendimento médico. Outros 40% falecem durante a cirurgia de urgência ou, ainda, no pós operatório.

No Brasil, segundo o IBGE, a enfermidade acomete até 6% da população com mais de 60 anos. Cerca de 5% dos homens e 0,4% das mulheres têm a disfunção.

Tratamento

Quando a lesão atinge um diâmetro igual ou maior que 5cm, o tratamento indicado é cirurgia convencional para "costurar" uma artéria artificial no lugar do aneurisma ou um procedimento mais recente, a cirurgia endovascular, que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha. Através de pequenas incisões, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. O Brasil, incluindo o RS, é um poucos países, no mundo, que realiza esse método menos invasivo.


Autor: Jorn. Beth Nunes
Fonte: Jorn. Beth Nunes

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581