.
 
 
Violência na infância tende a gerar abuso de álcool e substâncias ilícitas na vida adulta
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/11/2010

Violência na infância tende a gerar abuso de álcool e substâncias ilícitas na vida adulta

Estudo faz parte da Pesquisa Nacional sobre Álcool, realizada no Brasil

Pesquisa realizada com população brasileira identificou relações entre a exposição à violência na infância e o abuso de substâncias ilícitas na vida adulta. O estudo foi coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Políticas sobre o Álcool e Drogas Carice Madruga, e está para ser publicado na revista científica Addictive Behaviors.

O estudo apresentou como objetivo estimar a associação entre a exposição precoce à violência, distúrbios em relação ao álcool e uso de substâncias ilícitas na vida adulta e o papel da depressão sobre essas associações, utilizando uma amostra nacional brasileira. Participaram como amostra 1880 pessoas com idade entre 20 e 60 anos, selecionadas aleatoriamente entre a população das famílias brasileiras.

Os autores encontraram como resultado da pesquisa que quase 20% dos participantes presenciaram algum tipo de violência durante a infância ou adolescência, enquanto mais de 8% relataram terem sido vítimas de pelo menos uma forma de violência. Ademais, houve uma associação estatisticamente significativa entre a exposição precoce à violência e dependência e o abuso de álcool e/ou de substâncias ilegais na vida adulta. Adicionalmente, a depressão pôde ser parcialmente explicar a associação entre a exposição precoce à violência com a dependência e abuso do álcool, mas não obteve um efeito estatisticamente significativo referente à associação com a dependência e uso de substâncias ilegais

“Encontramos uma alta prevalência de exposição severa à violência durante a infância entre uma amostra representativa da população adulta brasileira, tendo mais de um em cada dez participantes com relatos de terem sido vítimas de violência, ou sendo feridos com um objeto, ou queimados com água quente e ameaçados, ou mesmo atacados com uma arma ou faca no âmbito da família”, comentaram os pesquisadores. A prevenção, detecção e intervenção em relação às crianças expostas à violência devem ser priorizadas e representam uma meta ideal, segundo os pesquisadores.

Concluem os pesquisadores que eventos adversos no início da vida podem afetar a susceptibilidade individual ao abuso de substâncias, que pode ser parcialmente mediada pela depressão, especialmente no caso do abuso e dependência ao álcool. A prevalência de abuso de substâncias na idade adulta pode ser, em parte, atribuída à predominância da experiência de adversidades na infância.

Referência:

MADRUGA, C. S. Early life exposure to violence and substance misuse in adulthood - The first Brazilian national survey. Addictive Behaviors, no prelo, 2010.
 

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Vide referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581