.
 
 
Pesquisadores alertam que scanners corporais de aeroportos podem causar câncer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/11/2010

Pesquisadores alertam que scanners corporais de aeroportos podem causar câncer

Governo americano garante que aparelhos são seguros

Os scanners corporais de raios X, utilizados em alguns aeroportos, principalmente nos Estados Unidos, podem ser perigosos para a saúde. A conclusão é de um grupo de pesquisadores das universidades americanas de John Hopkins e da Califórnia.

Segundo Michael Love, que chefia um laboratório que estuda os raios X no departamento de biofísica da universidade, o risco é mínimo, “mas, estatisticamente, alguém vai contrair câncer de pele por causa destes raios X".

- Nenhuma exposição a raios X pode ser considerada benéfica. Sabemos que são perigosos, mas nos aeroportos as pessoas têm tal necessidade de viajar, que estão dispostas a arriscar a vida desta forma.

Em 2007, o departamento americano encarregado da segurança nos transportes (TSA, na sigla em inglês) começou a utilizar os scanners corporais, que mostram todo o corpo humano, nos aeroportos do país.

Seu uso se generalizou neste ano, após a compra de 450 novos scanners. Além deles, 315 novos scanners integrais de raios X são usados atualmente em 65 aeroportos americanos, segundo a TSA.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia advertiu contra "os riscos potencialmente graves para a saúde" que representam estes scanners, em uma carta enviada em abril ao departamento de ciência e tecnologia da Casa Branca.

Na carta, o bioquímico John Sedat e seus colegas explicam que a maior parte da energia que provém desses scanners é absorvida pela pele e pelos tecidos subcutâneos.

O departamento de ciência e tecnologia da Casa Branca respondeu às preocupações somente nesta semana, dizendo que os scanners foram testados "em profundidade" pelas agências governamentais americanas e respeitam as normas de segurança. Para o pesquisador, no entanto, a resposta foi considerada "insuficiente".


Autor: AFP
Fonte: Portal R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581