.
 
 
Medicina do trânsito
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/11/2010

Medicina do trânsito

Empresas lançam manifesto por diminuição de violência no trânsito

Cerca de 60 ONGs e empresas do movimento Chega de Acidentes lançaram nesta quarta-feira (17) um manifesto pedindo que a sociedade e o poder público tomem atitudes para diminuir a violência no trânsito do país. Um ato realizado em São Paulo marcou o início do acompanhamento e discussão para o período entre 2011 e 2020, década na qual a ONU (Organização das Nações Unidas) considera como prioritário o combate à violência no trânsito em todo o mundo.

Representantes de órgãos de trânsito, como Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), manifestaram apoio durante o evento de lançamento.

Um dos objetivos é divulgar a resolução A/64/266 da ONU que estabelece o período entre 2011 e 2020 como “a década de ações para a segurança viária”. Está marcado para o dia 11 de março do ano que vem o marco zero das ações globais.

O movimento Chega de Acidentes foi fundado em setembro de 2009. Além de reunir empresas, o grupo conta com apoio de ONGs de longo histórico de análise do trânsito brasileiro, como Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Mortes no trânsito
A OMS (Organização Mundial da Saúde), órgão vinculado à ONU, afirma que cerca de 1,2 milhão de pessoas no mundo morrem todos anos no trânsito. Em 2004, o trânsito era a nona causa de morte mais comum do mundo.

Pela projeção do órgão, se o crescimento da violência se mantiver, em 2030, o trânsito vai passar a ocupar o quinto lugar nesse ranking, alcançando cerca de 2,4 milhões de mortes. Na faixa dos 15 aos 29 anos, o trânsito já é a causa de morte mais comum.

No Brasil, a entidade Chega de Acidentes pede o estabelecimento de metas de queda dos índices de violência, melhoria na coleta de dados, maior cooperação entre os órgãos competentes e incrementos na legislação em vigor.

José Aurélio Ramalho, diretor-executivo de operações do Cesvi (Centro de Estudos Automotivos) e um dos membros fundadores do Chega de Acidentes, afirma que um dos objetivos é intensificar a discussão da segurança de trânsito.

– Às vezes, parece que especialistas ficam só falando com especialistas sobre as questões do trânsito. A sociedade tem que participar mais desse tema.

O site da entidade conta com um contador de  vítimas fatais e feridos em acidentes. A página também traz um formulário para interessados em aderir ao movimento.


Autor: R7
Fonte: ABRAMET

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581