.
 
 
Painelistas expõem sobre cuidados na primeira infância no seminário do PIM
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/11/2010

Painelistas expõem sobre cuidados na primeira infância no seminário do PIM

Participam cerca de 700 pessoas ligadas a equipes do programa Primeira Infância Melhor

Na manhã do segundo e último dia do VII Seminário Internacional da Primeira Infância, reuniram-se no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, especialistas no painel sobre "Investimentos na primeira infância: evidências". O seminário integra a Semana do Bebê e é promovido pelo governo gaúcho. Participam cerca de 700 pessoas ligadas a ações do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Na abertura dos trabalhos de hoje (24/11), Maria Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília, fez palestra sobre os "20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: reflexões sobre a garantia da convivência familiar e comunitária". Ela tratou dos prejuízos da violação dos direitos fundamentais na primeira infância e lembrou que educação, saúde, carinho, proteção, cuidados e respeito são o mínimo que se deve garantir a criança. Sua fala foi seguida da apresentação de uma peça, idealizada pelo PIM de Caxias do Sul, que trata da superação de limites.

Ester Correa tratou da estratégia "Chamada neonatal: o desafio na garantia de direitos da criança na Amazônia":

- Percebe-se que as pessoas têm preocupação com a biodiversidade da Amazônia, mas queremos falar da vida de hoje, da criança de hoje. Queremos mudar nossa realidade hoje, disse, ao mostrar os graves problemas enfrentados naquela região.

Jonathan Tudge, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), abordou a influência da cultura e da classe social no desenvolvimento de crianças. Maitê Onochie, do Escritório Unicef  América Latina e Caribe, apresentou experiências de programas de atenção educativa não-institucional para a primeira infância na América Latina inspiradas no modelo cubano Educa a tu Hijo. Victor Guerra, do Uruguai, discorreu sobre a importância do pai e da função paterna no desenvolvimento do bebê.

Os painelistas convidados são representantes ou funcionários da Unesco, de organizações da sociedade civil, professores, mestres e doutores em psicologia e desenvolvimento infantil, além de dirigentes de políticas públicas e de programas de educação e cuidados na primeira infância. Participam ainda profissionais com experiência sobre o desenvolvimento da criança em diferentes culturas e países.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS
Autor da Foto: Pedro Marques

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581