.
 
 
Dose diária de medicamento pode reduzir risco de infecção pelo HIV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/12/2010

Dose diária de medicamento pode reduzir risco de infecção pelo HIV

Redução chega a 44%, diz estudo

Uma combinação de duas drogas usadas no tratamento da aids - o tenofovir e a emtricitabina -, tomada em uma única pílula diariamente, pode reduzir os riscos de infecção pelo vírus da aids, segundo recente estudo realizado com 2,5 mil homens em diversos países, incluindo o Brasil. Publicados no final de novembro no New England Journal of Medicine, os resultados mostraram que a pílula chamada Truvada - parte do coquetel receitado para pacientes infectados pelo HIV, mas ainda não disponível no Brasil - reduziu em 44% os riscos de homens que fazem sexo com homens serem infectados com o vírus da aids.

De acordo com os autores, a combinação dessas drogas impede que o vírus domine as células do organismo - processo necessário para sua reprodução -, alcançando taxas de eficácia de até 73% entre aqueles que aderiram melhor ao tratamento. E, apesar de o método já ser utilizado há mais de 15 anos para evitar que gestantes infectadas com o HIV transmitam o vírus para seus bebês, os pesquisadores destacam que os resultados do novo estudo representam um dos principais avanços na pesquisa sobre a prevenção à infecção pelo HIV, por demonstrar a eficácia dessa estratégia em homossexuais.

“Temos fortes evidências de que a pré-exposição profilática com uma droga antirretroviral pode reduzir o risco de aquisição do HIV entre homens que fazem sexo com homens, um segmento da população afetada desproporcionalmente pelo HIV/aids”, destacou o pesquisador Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas dos Estados Unidos, instituição que financiou o estudo. “Pesquisas adicionais são necessárias, mas certamente essa é uma descoberta importante, que oferece as bases para investigações futuras, desenvolvimento e emprego dessa estratégia de prevenção, com potencial significativo no combate à aids”.

Enquanto outras pesquisas não confirmam os benefícios dessa abordagem para a prevenção da infecção pelo HIV, os pesquisadores destacam que os melhores métodos permanecem sendo o uso correto e consistente do preservativo e a redução do número de parceiros sexuais. Para isso, eles recomendam mais campanhas para informação e aconselhamento.


Autor: EurekAlert
Fonte: Boa Saúde - UOL

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581