
As mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vão contar em breve, com uma infraestrutura assistencial maior, mais ágil e ainda mais qualificada para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A instituição vai receber uma doação de R$ 2,7 milhões do Instituto Avon, que serão aplicados na aquisição de equipamentos de mamografia e ultrassonografia, na remodelação do espaço físico e na qualificação das áreas de biópsia, reconstrução mamária e análise biomolecular de tumores. A assinatura do contrato de doação acontece no dia 15 de dezembro, às 11h, no Auditório Baldi do HCPA.
A iniciativa integra um projeto nacional do Instituto Avon, que objetiva ampliar a detecção precoce e o tratamento do câncer de mama em todo o país. No Clínicas, com os investimentos para a modernização da Mastologia, a estimativa é de que os atuais 5,2 mil atendimentos anuais sejam ampliados em 20%. "Em cinco anos, 20 mil mulheres de dez municípios da Grande Porto Alegre deverão ser beneficiadas, já que o hospital é de referência", ressalta o presidente da Avon Brasil, Luís Felipe Miranda. Além disso, também é esperada agilização nos exames e cirurgias, conforme o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, que destaca, ainda, as melhorias a serem realizadas nas áreas de reconstrução mamária, diagnóstico para lesões não-palpáveis e processos de coleta e armazenamento (congelamento) de materiais biológicos.
"Com a parceria do Instituto Avon, vamos qualificar o atendimento em todas as suas etapas, desde a busca ativa das mulheres para que realizem os exames, tratamentos e reconstrução mamária até a reabilitação total da paciente com câncer de mama na sociedade, família e trabalho", acrescenta o coordenador do Projeto Mama no HCPA, professor Carlos Henrique Menke. Segundo ele, os principais gargalos da saúde pública na área são a baixa disponibilidade da mamografia, o longo tempo de espera por consultas e a demora no início do tratamento. Menke explica que, quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de mama tem 95% de chance de cura, mas no Brasil 60% dos casos ainda são identificados tardiamente, resultando em 11 mil mortes por ano.
Campanha Permanente
Segundo a Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama, apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver a doença. Quando uma mulher acha que não corre este risco, baixa a guarda em relação à realização do diagnóstico precoce Diante desses dados, o Instituto Avon desenvolve campanha permanente contra o câncer de mama, que tem como estratégia principal o investimento em centros de prevenção, com dinheiro arrecadado por meio da venda de alguns produtos da Avon, que doa até 7% do valor desses itens e estimula os revendedores autônomos a divulgá-los e vendê-los. Até o momento, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 25,9 milhões na causa, aplicados em dois centros de prevenção (Barretos/SP e Salvador/BA), 72 projetos comunitários, 25 mamógrafos e 22 aparelhos de ultrassom, além da capacitação de profissionais. Estas iniciativas já beneficiaram 1,6 milhão de mulheres e resultaram no diagnóstico de 3.142 casos de câncer de mama.
Carlos Henrique Menke ressalta que, para instalar investir em um projeto em Porto Alegre, o Instituto Avon selecionou três hospitais da capital, analisando seus projetos, instalações, infraestrutura e equipe profissional. "O HCPA foi escolhido para sediar o centro por sua boa imagem junto à comunidade, por ser um centro de referência e pela qualidade de sua equipe profissional", complementa o professor.