
O prefeito José Fortunati participou, na manhã do dia 9, da campanha de doação de medula óssea, realizada em parceria pelo Hemocentro e Rede Record. A mobilização para a busca de novos doadores ocorre em frente ao shopping Rua da Praia, na Rua dos Andradas.
Na ocasião, o prefeito preencheu o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e coletou amostra de sangue de 5 miligramas na Unidade Móvel do Hemocentro (Hemergs). Fortunati destacou a importância da doação para salvar outras vidas. “É um ato de solidariedade, um gesto nobre. Nesta questão específica da Medula Óssea, que é uma coisa tão simples, eu fico impressionado como as pessoas acabam não participando, por preconceito ou desconhecimento”.
O prefeito falou que a doação da medula óssea é simples, citando a frase que consta que no material informativo do Ministério da Saúde, que diz: “para o doador, a doação será apenas um incomodo passageiro, para o doente será a diferença entre a vida e a morte”.
Como participar
A coleta está sendo realizada na unidade móvel do Hemocentro do Estado na Rua dos Andradas. No lugar de uma doação de sangue, os interessados precisaram preencher um cadastro com os seus dados e retirar uma amostra de sangue de 5 miligramas. O material será encaminhado para os laboratórios de pesquisa genética.
Depois, os resultados serão enviados ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). A partir de então, as amostras vão integrar o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, que são comparadas com o Registro de Receptores de Medula Óssea.