
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais causas da mortalidade mundial, sendo responsáveis por cerca de 40%. Esse elevado percentual de mortes ocorre nas primeiras horas após o início dos sintomas, muitas vezes antes mesmo que a vítima tenha recebido os primeiros socorros ou que tenha recebido um diagnóstico médico de sua enfermidade.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), preocupada com o número crescente de mortes, implantou em 2009, em parceria com a Secretaria da Ciência e Tecnologia e o Instituto de Cardiologia, o projeto Tele-ECG Digital no Estado. Na próxima terça-feira (14/12), às 14h30min ocorrerá a solenidade de descerramento da Placa Inaugural da Central de Telecardiologia, no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre.
O serviço de Telemedicina consiste na utilização de recursos de informática e de telecomunicações para a aquisição, gravação, arquivamento e transmissão de dados em saúde, bem como propicia a oportunidade de reuniões entre profissionais localizados em diferentes regiões do planeta, através de técnicas de tele e videoconferências.
Atualmente, o Estado possui uma Central de Telediagnóstico Cardiológico, com um sistema de Tele-ECG Digital, para atendimento de casos de urgência. Até o momento, 23 municípios já aderiram ao projeto e estão em processo de capacitação de suas equipes: Alecrim, Alegria, Coronel Barros, Entre Ijuís, Entre Rios do Sul, Guarani das Missões, Itaqui, Mato Queimado, Mostardas, Nova Prata, Porto Lucena, Porto Xavier, Santa Vitória do Palmar, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São José do Inhacorá, São José do Norte, São Marcos, Sarandi, Tavares, Três Maio, Tucunduva e Vista Gaúcha. Em 2011, o projeto deverá ser ampliado para mais municípios.