.
 
 
Pessoas mais ambiciosas e arrogantes podem ser mais propensas à Síndrome de Burnout
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/12/2010

Pessoas mais ambiciosas e arrogantes podem ser mais propensas à Síndrome de Burnout

Redução da atividade em certas regiões do cérebro e alteração da regulação do hormônio do estresse são alguns dos sintomas

A análise, feita por pesquisadores da Universidade de Umeå, na Suécia, observou em especial um grupo de pacientes com altos níveis de ansiedade e com traços de personalidade pessimistas – que são comuns a outros tipos de transtornos psicológicos.

O mais interessante, indicam os pesquisadores, é que alguns desses indivíduos se viam como pessoas persistentes, ambiciosas e arrogantes. E foram justamente essas características que demonstraram as maiores tendências para desenvolver a Síndrome de Burnout.

De acordo com Agneta Sandström, pesquisadora responsável pelo estudo, o burnout parece causar a redução da atividade cerebral em certas regiões do lobo frontal. Com isso, a regulação dos níveis de cortisol também foi afetada, o que alterou a sensibilidade desses indivíduos ao estresse, além de outras reações fisiológicas e alterações de humor. O estudo de Sandström foi feito com base em testes neuropsicológicos, testes de memória e exames de ressonância magnética para medir as atividades cerebrais.

O estudo demonstrou que os pacientes com Síndrome de Burnout tinham padrões de atividade cerebral especialmente alterados quando eram submetidos a testes de linguagem e de memória em curto prazo. E além do aumento do nível de cortisol liberado no organismo, a produção do adrenocorticotrófico (o ACTH) e do hormônio liberador de corticotrofina (CRH) também foi alterada.

“Nosso estudo indica que há uma associação entre traços de personalidade, saúde em geral, habilidade cognitiva e alteração neuroendócrina na Síndrome de Burnout. Os problemas relacionados à cognição se refletiram em uma atividade cerebral diferenciada e a uma maior sensibilidade ao estresse, além de propensão à depressão”, diz Agneta Sandström.

Autor: Redação
Fonte: UOL - O que eu tenho?

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581