.
 
 
Meio ambiente
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/12/2010

Meio ambiente

Aprovada proposta que cria o Programa Cidade Verde

Os vereadores da Capital aprovaram, nesta quarta-feira (15/12), o projeto de lei do vereador Aldacir Oliboni (PT) que propõe a criação do Programa Cidade Verde Sustentável. Entre os objetivos estão ações locais destinadas ao reaproveitamento máximo de todo o material reciclável possível, bem como a maior conscientização da população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Segundo o projeto aprovado, o programa garante redução considerável da quantidade de lixo descartado e não reutilizado, transformando-o, por exemplo, em fonte de energia limpa renovável e material de construção a ser utilizado pelo próprio Poder Público Municipal e pela iniciativa privada em obras.

Ficará a cargo do Poder Público Municipal reunir esforços para o correto reaproveitamento do lixo reciclável, bem como sua destinação para organizações não-governamentais, cooperativas e demais entidades sociais que tenham por objetivo a reciclagem e a geração de trabalho e renda para famílias que sobrevivam dessa atividade.

Convênio

Esta destinação do lixo reciclável será por meio de convênio entre o Executivo e as entidades, devendo elas comprovarem capacidade operacional para o correto reaproveitamento da matéria-prima e garantirem ciclo permanente de trabalho e renda para as famílias.

Uma série de dispositivos serão aglutinados na Lei, com ações com instituições de ensino, comércio e indústria. Desenvolver projetos e estudos para a efetiva utilização de material reciclado nos programas habitacionais de Porto Alegre também está previsto. “Queremos contribuir para um novo conceito de cidade, com desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente. Um exemplo a ser dado para todo o mundo”, justifica o autor.

Oliboni destaca, também, a necessidade da realização de estudos e das operações de recolhimento do material reciclável, o processo de preparação para o seu reaproveitamento e a sua efetiva reutilização. “Estes itens formarão uma importante cadeia produtiva na cidade, que poderá gerar mais trabalho e renda para a população, além, é claro, de reduzir os custos operacionais do setor público com transporte, armazenamento e disposição de aterros sanitários e lixões”, conclui.


Autor: Comunicação Social
Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581