.
 
 
Ronco e disfunção erétil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/04/2009

Ronco e disfunção erétil

Especialista em Odontologia do Sono explica essa relação e o tratamento do ronco

A maioria dos homens, em algum momento de suas vidas, vivencia episódios de disfunção erétil. Dentre as causas estão desde traumas, má alimentação, abuso de álcool, até cansaço. E é nessa última opção que entram as noites mal dormidas decorrentes de distúrbios do sono. “Ronco, apneia do sono, bruxismo e dores de cabeça por compressão da arcada dentária, são doenças crônicas que, se tratadas, proporcionam um descanso de qualidade, e consequentemente, reduzem ou até resolvem problemas de disfunção erétil”, explica Dr. Eduardo Rollo Duarte, dentista especialista em odontologia do sono.

Ao procurar um urologista com a reclamação de problemas com ereção, muitos homens mencionam a sensação de sonolência diurna. “É justamente uma das evidências que mostram se tratar de um paciente roncador ou com apneia do sono”, diz Dr. Eduardo. “Muitos urologistas já têm encaminhado pacientes para tratamentos desses de ronco e apneia com o dentista do sono, para que esses homens passem a dormir bem, reduzindo ou até eliminando casos de disfunção erétil”, completa o especialista.

Muitas pessoas acreditam no mito de que o ronco é sinal de um sono profundo, mas é exatamente o contrário. Roncar faz barulho e denota dificuldade de entrada do ar, o que não produz um sono de qualidade. “O indivíduo não percebe, mas passa a noite toda em estado de semirelaxamento, e no dia seguinte, não se sentirá disposto como deveria”.

Quem não busca tratamento ou os cuidados necessários para solucionar esse distúrbio terá por toda a vida falta de energia e sonolência, o que pode gerar problemas com a ereção, advindos do cansaço extremo. “Os cônjuges, nesses casos, sofrem duplamente: com o barulho do ronco a noite inteira, e com baixa qualidade do relacionamento sexual”, diz Dr. Eduardo.

O Tratamento

Por incrível que possa parecer, próteses ou aparelhos nos dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, são métodos altamente eficazes para eliminar o problema. “Primeiramente, peço um estudo detalhado que pode ser feito em Clínicas de Exame do Sono, cujo responsável é um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apneia ou o bruxismo.”, explica o dentista.

O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula - a ATM.

Dr. Eduardo Rollo Duarte é dentista formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em Bauru (FOB); Especialista em Periodontia também pela USP – Bauru; Mestre e Doutor em Prótese Dental pela USP – SP com aplicação em distúrbios do sono relacionados à Odontologia. www.dormirbem.zip.net / www.eduardorollo.com.br
 


Autor: Beatriz Minne Schauff
Fonte: Flöter&Schauff

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581