.
 
 
Mais de 200 leitos atenderão pacientes do SUS na Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/01/2011

Mais de 200 leitos atenderão pacientes do SUS na Capital

O ato foi realizado no auditório do Hospital Luterano e teve a participação do prefeito José Fortunati

Na manhã do dia, 16, foram assinados os termos de guarda provisória do Hospital Independência à prefeitura, e do Hospital Luterano ao Hospital de Clínicas. Com a reabertura das duas unidades, mais de 200 leitos ficarão à disposição da população para atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). fotos

O ato foi realizado no auditório do Hospital Luterano e teve a participação do prefeito José Fortunati, da Superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Rose Carla Silva Correia, do Juiz Federal da Vara de Canoas, Daniel Luersen, do reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Rui Oppermann, do secretário municipal da Saúde, Carlos Casartelli, e do presidente em exercício do Hospital de Clínicas, Sergio Pinto Ribeiro.

Fortunati falou da importância de abrir mais leitos na Capital. “Esta ação é uma parceria de diversas entidades para que possamos qualificar o serviço e ampliar o acesso de quem mais precisa de atendimento em saúde”, declarou o prefeito ao lembrar que, além da população de Porto Alegre, a cidade é referência e recebe pacientes do interior.

O Hospital Independência será reaberto com um parceiro público-privado a ser definido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Esperamos que, ainda no primeiro semestre, estejamos atendendo mesmo que apenas com uma parte da capacidade”, afirmou Casartelli. O representante do Hospital de Clínicas anunciou que a nova unidade, batizada provisoriamente de Álvaro Alvim, atenderá no primeiro momento emergências e terá leitos específicos para dependentes de álcool e drogas. “Esperamos concluir o inventário necessário e, a partir, das contratações, oferecer um atendimento nos modelos do Hospital de Clínicas”, salientou Ribeiro.

As duas instituições devem entrar em funcionamento ainda em 2011. O Hospital Independência é referência em traumatologia e ortopedia, possui 95 leitos e está fechado desde abril de 2009. O Hospital Luterano tem 120 leitos que passarão a atender exclusivamente pelo SUS.

Em relação à saúde básica, a prefeitura anuncia na tarde de hoje a implantação de 30 novas equipes de Saúde da Família e mais 15 de saúde bucal, que serão distribuídas em toda a cidade. A divulgação será às 14h, durante a entrega do novo prédio da Unidade de Saúde da Família Santa Helena (Rua Pôr do Sol, 25, esquina Beco da Taquara, Lomba do Pinheiro). Durante a inauguração serão divulgados os locais que receberão as novas equipes.


Autor: Secretaria da Saúde
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Autor da Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581