.
 
 
SIMERS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/01/2011

SIMERS

Sindicato quer menor prazo para reabertura de hospitais da ULBRA

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) defende que os gestores públicos acelerem a reabertura dos dois hospitais da ULBRA. Esta semana o Hospital Independência (95 leitos) e o Luterano (117 leitos) foram transferidos para a prefeitura da Capital e o Hospital de Clínicas (HCPA), respectivamente.

Os dois novos gestores projetaram o funcionamento das unidades somente na metade do ano ou no segundo semestre. Os dois hospitais, fechados há quase dois anos, atenderão 100% SUS. A prefeitura anunciou que buscará parceria com uma instituição. O Sindicato apurou hoje superlotação de 170% na emergência do Clínicas (132 pacientes para 49 vagas) e de 160% no Conceição (130 pacientes para 50 vagas).

O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, lembra que a transferência dos estabelecimentos foi fruto da mobilização de entidades, entre elas o próprio Sindicato, e que a demora impõe um sofrimento a pacientes, submetidos a emergências superlotadas, que pode ser abreviado com esforço de antecipação da reabertura. Em 23 de agosto, o SIMERS defendeu a decretação de calamidade pública na saúde da Capital. A situação nas emergências havia atingido níveis insuportáveis.

"Desde 2010, as principais emergências SUS registram novo patamar de ocupação. O que é superlotação há tempo virou algo normal, como se a realidade fosse operar com 160%, 180% ou mais de 200% da capacidade. Uma situação que compromete as condições de atendimento pelos médicos e de resgate de vidas", justificou o dirigente médico.

A direção do SIMERS lembra que, em 20 de janeiro de 2010, a entidade flagrou o primeiro recorde na ocupação da emergência do Hospital Conceição, com 140 pacientes. Nos meses seguintes, o quadro só piorou. Hoje há ação na Justiça, movida pelo Ministério Público estadual, que exige abertura de 700 vagas de internação. Levantamento do Núcleo de Pesquisa do SIMERS registra redução de 3 mil vagas hospitalares no SUS entre 1993 e 2010 na Capital.

Argollo ressalta que a reabertura dos hospitais da ULBRA ajudará a repor vagas que haviam sido perdidas. "Continuamos com um grande déficit. Não podemos esperar meses para ter estes leitos, que não serão suficientes. É preciso buscar aumento da estrutura", cobrou. A intenção do Sindicato é propor à prefeitura e ao HCPA que estabeleça um cronograma que aponte funcionamento antes da metade do ano.

> Superlotação em 20 de janeiro: pacientes nas emergências
Conceição: 130 (para 50 vagas) – 160% acima da capacidade
Clínicas: 132 (para 49 vagas) – 170% acima da capacidade
São Lucas: 25 (para 15 vagas) – 66% acima da capacidade
Santa Casa (Santa Clara): 30 (para 12 vagas) – 150% acima da capacidade
Cardiologia: 21 (para 10 vagas) – 110% acima da capacidade


Autor: Redação
Fonte: SIMERS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581