.
 
 
Deficiência auditiva
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/04/2009

Deficiência auditiva

Estudo verifica condições de acesso a saúde no Sul do Brasil

Estudo recente, veiculado no períodico internacional da Fundação Oswaldo Cruz, aborda a relação entre deficiência auditiva e condições de acesso e uso de serviços de saúde (FREIRE et al., 2009). Segundo o artigo, as pessoas com algum tipo de deficiência auditiva chegam a casa de 3,5% no Brasil, sendo que este índice está em crescimento. Desta forma, é fundamental que se investigue as condições de acesso destas pessoas aos serviços de saúde.
 
Assim, durante os anos de 2002 e 2003, 1.842 pessoas foram incluídas na amostra do estudo, sendo agrupadas entre ouvintes e portadoras de deficiência auditiva incapacitante. O estudo foi conduzido em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre e estava inserido num contexto maior, que investigou diversas áreas da saúde.
 
Os resultados revelam que os deficientes auditivos consultaram médicos em frequência superior aos  participantes ouvintes, com proporção também superior de internações hospitalares no último ano. Do mesmo modo, a percepção de riscos de contração de alguma doença sexualmente transmissível foi inferior no grupo de deficientes auditivos. Além disto, verificou-se que as mulheres deficientes auditivas realizam em menor escala o auto-exame das mamas e exame citopatológico de colo uterino.
 
Assim, conclui-se que medidas a nível educativo devam ser tomadas, conscientizando as pessoas que trabalham diretamente com deficientes auditivos. Pois, segundo os autores do estudo, existe uma dificuldade de comunicação entre profissionais e deficientes auditivos, o que explicaria um número maior de consultas e internações hospitalares, pois os problemas não são resolvidos tão rapidamente como ocorre em pessoas ouvintes. Para ler o trabalho completo, clique aqui.
 
 
Referência
FREIRE, D. B. et al. Acesso de pessoas deficientes auditivas a serviços de saúde em cidade do Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 25, n. 4, p.889-897, Abr 2009.

Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Cadernos de Saúde Pública

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581