.
 
 
Idosas que fazem exercícios regularmente usam menos remédios
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/02/2011

Idosas que fazem exercícios regularmente usam menos remédios

Secretaria de Saúde quer difundir as atividade físicas para reduzir gastos

Mulheres idosas que fazem pelo menos duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana consomem menos medicamentos do que as mulheres que não têm o mesmo hábito. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, a redução do uso de remédios pode chegar a 34% entre as mais ativas.

Em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o Programa Agita São Paulo, vinculado à secretaria, analisou comportamento de 271 idosas do Estado. O resultado foi apresentado durante seminário na cidade de Toronto, no Canadá.

Pelo método de análise adotado, as mulheres que caminharam pelo menos 150 minutos por semana em intensidade moderada, que é a preconizada pelo Programa Agita São Paulo, apresentaram um consumo de medicamentos 34% menor que aquelas que não atingiram os mesmos minutos gastos.

O programa oferece caminhadas e aulas de atividade física com objetivo na melhora da força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica.

De acordo com a secretaria, o levantamento pode auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física da população idosa, com objetivo de reduzir o gasto financeiro com distribuição de medicamentos.

Para Timóteo Leandro Araújo, professor-coordenador do Programa Agita São Paulo, os gastos públicos com medicamentos são altos, “assim como é grande o impacto nas finanças de um idoso”.

- Uma constatação destas é motivo de alegria por ser uma solução simples.

Autor: Redação
Fonte: R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581