.
 
 
Estimulação cerebral é eficaz na solução de problemas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/02/2011

Estimulação cerebral é eficaz na solução de problemas

Eletricidade ampliou capacidade cerebral

Os pesquisadores Richard Chi e Allan Snyder, do Center for the Mind, na Universidade de Sydney (Austrália) realizaram um estudo onde eles usaram eletricidade para estimular o cérebro dos participantes enquanto tentavam resolver um problema. Em comparação ao grupo controle, o grupo que recebeu a estimulação teve uma probabilidade três vezes maior de encontrar soluções para problemas difíceis ou com os quais não estavam familiarizados. A estimulação foi feita nos lobos temporais anteriores.

Os autores dizem que um dos maiores problemas encontrados na hora de encontrar soluções criativas para novos problemas é o quão propensas as pessoas são a aplicar estratégias rígidas que já foram usadas anteriormente. Acontece uma troca cognitiva entre ser receptivo a novidades e usar o que é familiar para poupar tempo.

A técnica de estimulação transcraniana com corrente contínua proposta pelos pesquisadores é segura e não-invasiva. Ela aumenta ou diminui temporariamente a excitabilidade da população de neurônios. Ela também pode ser usada para manipular a competição que acontece entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, inibindo ou desinibindo certos mecanismos cerebrais.

Essa descoberta é consistente com pesquisas que mostram evidências de que o lobo temporal anterior direito pode induzir um sistema cognitivo que é menos afetado por preconceitos.

Autor: Redação
Fonte: Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581