.
 
 
Cirurgias bariátricas sobem 500% em 10 anos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/02/2011

Cirurgias bariátricas sobem 500% em 10 anos

Médico esclarece nota enviada anteriormente

Em relação à nota enviada anteriormente, o médico Roberto Rizzi esclarece que uma avaliação prévia e individualizada deve ser feita se o IMC do paciente estiver entre 35 e 40, e não entre 30 e 35, como constava. Segue o texto corrigido:

O número de cirurgias bariátricas, conhecidas como redução de estômago e indicadas no tratamento da obesidade mórbida, sofreu um aumento de 500% no Brasil na última década, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O procedimento foi realizado cinco mil vezes em 1999, número que passou de 30 mil em 2009. Esse crescimento coloca o Brasil na segunda posição do ranking mundial de cirurgias bariátricas, ficando atrás apenas dos EUA, com 300 mil procedimentos por ano.

A redução do estômago para perda de peso é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40 em pessoas com idade superior a 18 anos, homens ou mulheres. O procedimento pode ser recomendado, ainda, se o IMC estiver entre 35 e 40 e o paciente apresentar diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas à obesidade.

?Nos casos que o IMC do paciente fica entre 35 e 40 é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável. A cirurgia bariátrica é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais?, explica o médico Roberto Rizzi, especialista em obesidade. A cirurgia, porém, não garante a redução de peso em definitivo. As informações são do Jornal da Tarde.

Autor: Redação
Fonte: UOL - Ciência e Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581