.
 
 
Estudo questiona o uso de Botox para tratar enxaqueca
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/02/2011

Estudo questiona o uso de Botox para tratar enxaqueca

Produto é usado para aliviar a versão crônica da doença

Um estudo britânico questiona os efeitos do Botox (toxina botulínica) para o tratamento da enxaqueca crônica. No Reino Unido, nos Estados Unidos e em outros países como o Brasil, o uso da substância, muito comum em tratamentos estéticos, é liberado para aliviar essas dores de cabeça, com a aplicação de injeções em pontos da cabeça e do pescoço.

Mas o estudo, publicado no Drug and Therapeutics Bulletin, afirma que os testes clínicos com o tratamento concluíram que o Botox apresenta "evidência limitada de benefícios" contra as dores de cabeça.

Entre 1% e 10% dos voluntários que receberam as injeções de Botox descreveram efeitos colaterais dolorosos ou desconfortáveis, incluindo espasmos musculares, coceiras e urticária. De acordo com a pesquisa, o composto provoca piores dos sintomas de dor de cabeça para até 10% dos usuários. O estudo indica ainda que é impossível determinar se o uso do Botox traz outros riscos.

Mas pesquisas feitas no Brasil apontam para o contrário. Pesquisadores brasileiros dizem que injeções da toxina botulínica do tipo A aplicadas a cada quatro meses nas regiões da testa (frontal), têmporas (temporal), atrás da cabeça (parietal) e no pescoço (occipital) conseguiram diminuir as dores até extinguí-las em poucos dias.

Isso porque o Botox contém a toxina do botulismo que, ao ser injetada em pequenas doses, paralisa o músculo e evita sua contração, eliminando os focos de dor. Seu uso para fins médicos e estéticos foi aprovado há 20 anos nos Estados Unidos.

Mesmo oferecendo efeito temporário, de quatro a seis meses, como ocorre nos tratamentos estéticos, as injeções se mostram vantajosas no tratamento da enxaqueca ao oferecerem bem menos efeitos colaterais do que os remédios, segundo o neurologista Ailton Melo, da Universidade Federal da Bahia, autor de três estudos sobre o uso da toxina em tratamentos neurológicos, reconhecidos internacionalmente.
A grande desvantagem no uso do Botox é o preço. Cada aplicação pode custar de R$ 800 a R$ 1.200

Autor: Redação
Fonte: R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581