.
 
 
Estudo
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/03/2011

Estudo

Para cientistas, pesquisa comprova que a embalagem é um dos grandes responsáveis pela contaminação dos alimentos pelo químico associado ao câncer e diabetes infantil

Cientistas do Breast Cancer Fund e Silent Spring Institute (EUA) observaram uma queda significativa dos níveis de bisfenol A (BPA) em pessoas com dieta livre de alimentos acondicionados em plástico ou lata. O novo estudo, segundo os pesquisadores, é um bom indício de que a embalagem é fonte determinante na contaminação humana pelo bisfenol A. O BPA é um químico usado na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de comida e bebida. O contato da embalagem com o alimento acaba por contaminá-lo com o químico. Por conta disso, mais de 200 pesquisas já associaram a ingestão do BPA a uma maior incidência de obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer na próstata e mama, puberdade precoce e tardia, abortos, anormalidades no fígado em adultos e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos.

O estudo é intitulado “Embalagem alimentar e exposição ao bisfenol A, Bis(2-Ethyhexyl) e ftalatos: Descobertas baseadas em uma Intervenção na dieta”. Dividido em três fases, analisou os níveis de bisfenol A na urina de cinco famílias de quatro pessoas que moram em San Francisco Bay. Na primeira etapa, foram analisados o nível de bisfenol. Na segunda, os participantes do estudo foram submetidos a uma dieta sem alimentos embalados em plástico ou latas de comida e bebida. Na última etapa, as famílias voltaram a usar alimentos em embalagens plásticas e enlatados.

Pela análise das três amostras, os cientistas comprovaram que os níveis de bisfenol caíram significativamente quando houve intervenção na dieta. Além do bisfenol A, outros tipos de ftalatos que já foram associados a problemas reprodutivos também foram avaliados. Níveis do ftalato DEHP encontrado em algumas embalagens também caíram significativamente quando houve redução de embalagens plásticas e de alumínio.

Texto originalmente publicado no I Seminário Regional sobre Embalagens e Saúde – Bisfenol, perigo presente

No dia primeiro de abril, a cidade de Piracicaba vai sediar o Primeiro Seminário Regional sobre Embalagens de Alimentos e Saúde com o tema Bisfenol, perigo presente. A idéia surgiu da necessidade de divulgar no Brasil o risco potencial de  doenças causadas pelo contato de embalagens com alimentos.

O principal objetivo é levar à população a discussão que já ocorre há muitas anos na comunidade acadêmica em torno do bisfenol A (BPA). O bisfenol é um químico presente na fabricação de plástico e no revestimento interno das latas de comida e bebida. Como se trata de uma molécula instável, o bisfenol se desprende da embalagem e contamina os alimentos. Ele é caracterizado como um desregulador endócrino e age como o estrogênio. Pesquisas já o associaram a doenças como câncer de ovário e próstata, diabetes, problemas cardíacos, puberdade precoce e infertilidade.

Por conta de sua nocividade, o bisfenol já foi proibido na União Europeia, no Canadá e na Costa Rica. Oito estados americanos também já vetaram o BPA em mamadeiras e copos infantis.

Na programação, palestras do Dr. Francisco Homero D´Abronzo, Jefferson Aparecido Dias – Procurador Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo e da pesquisadora Fabiana Dupont. Dr. Homero é médico endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem-SP) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Fabiana é pesquisadora, tradutora e uma das criadoras do site o Tao do Consumo, que  discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos.

O seminário é aberto ao público, comunidade acadêmica, médicos e todos os profissionais envolvidos com a saúde e o bem estar das pessoas e do planeta. A organização é do Tao do Consumo e o apoio da Câmara Municipal de Piracicaba (Gabinete Vereador Capitão Gomes) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-SP).

Data: 01/04/2011
Local: Salão Nobre “Helly de Campos Melges”
R. Alferes José Caetano, 834, Centro – Piracicaba
Horário: das 9h00 às 12h00

Palestrantes

Dr. Francisco Homero D´Abronzo - Endocrinologista, Profº. da Disc. Endocrinologia da Fac. Medicina de Jundiaí
Jefferson Aparecido Dias - Procurador Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo e criador do pedido de liminar, de efeito nacional, para que a Justiça Federal obrigue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a regulamentar, em um prazo máximo de 40 dias, que fabricantes informem, ostensiva e adequadamente, a presença de Bisfenol A (BPA) nas embalagens e rótulos de produtos que contenham essa substância em sua composição.

Autor: Fabiana Dupont
Fonte: O Tal do Consumo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581