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ADJ muda identidade da marca para Associação Diabetes Brasil
 
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30/05/2011

ADJ muda identidade da marca para Associação Diabetes Brasil

A sigla ADJ, porém, será mantida, devido à forte identificação das pessoas com a instituição

Com o intuito de fortalecer a imagem em todo país e explicitar o atendimento a pessoas com diabetes tipos 1 e 2 de todas as idades, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) acaba de mudar sua logomarca e passa a usar o nome fantasia Associação Diabetes Brasil, em virtude de sua abrangência a nível nacional. A sigla ADJ, porém, será mantida, devido à forte identificação das pessoas com a instituição.

A Associação sempre atendeu pessoas com diabetes, independentemente do tipo, mas as pessoas relacionavam a instituição com atendimento de diabetes tipo 1, devido à palavra Juvenil.

A Presidente da ADJ, Ione Taiar Fucs, explica que não haverá mudança no atendimento. “Só haverá mais divulgação sobre atendimentos de pessoas com diabetes tipo 2 para que tanto o público atendido, quanto parceiros, fornecedores e a sociedade como um todo saibam que não focamos apenas em crianças e jovens”, afirma.

Projetos integrados

Como parte da nova campanha, a ADJ intensificará seus projetos em educação, para que haja prevenção quanto ao diabetes e fornecerá mais informações para as pessoas que já têm a condição, além de todo o respaldo de consultoria jurídica, disponibilizado pelo departamento ADJ JUR. “Todos precisam conhecer seus direitos. Isto é cidadania”, diz Ione.

Hoje, a ADJ proporciona de 1500 a 1700 atendimentos gratuitos por mês em nutrição, odontologia, psicologia, assessoria jurídica e também em seu bazar. O público tem acesso a palestras, (tanto às referentes ao tratamento de diabetes como a busca pelos direitos seja através da esfera administrativa como da judicial), grupos de apoio a crianças, jovens e adultos, e programas como Arte Terapia, atividade que reúne pessoas da terceira idade com diabetes, misturando terapia e artesanato. Além disso, há acolhimento no Dia-a-Dia, dividido por faixas etárias e tipos de diabetes, projeto em que a pessoa passa um dia inteiro na instituição para adquirir conhecimento e educação em diabetes e assim melhorar seu tratamento.

De acordo com Ione, “essas iniciativas proporcionam ampliar o número de atendimentos e acompanhar o paciente em toda a sua trajetória na ADJ, buscando sanar dúvidas, melhorar qualidade de vida e evitar complicações futuras”.

Aliados a essas iniciativas, há outros projetos externos em andamento, como o Educando Educadores, em parceria com a SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes- um curso de qualificação para profissionais de saúde em educação em diabetes que já passou por 13 cidades e qualificou 509 profissionais. Este ano, a iniciativa passará por quatro cidades paulistas. Vale ressaltar que a iniciativa tem o apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF) - região da Central da América e Caribe (SACA) e da Rede Latino Americana de Educadores em Diabetes (RELAD).

Na mesma linha desse projeto, há o Aprifarma, Curso de Aperfeiçoamento em Diabetes para Farmacêuticos, que qualificará até o final da iniciativa 80 mil profissionais dessa área. A ação conta com o apoio da IDF, da Anvisa, do Conselho Federal de Farmácias, do Conselho Regional de Farmácias do Estado de São Paulo e do Sindusfarma.

Outro projeto de destaque é o “Nutrição em Ação”, em que nutricionistas vão às escolas públicas para promover atividades com foco na saúde dos estudantes. Dessa forma, transmitem informações sobre uma alimentação saudável e a necessidade de atividades físicas regulares como fatores indispensáveis para diminuir o risco de obesidade, prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida. O projeto, iniciado em 2009, prevê atender, até o final de 2011, cerca de 36 mil estudantes em todo o Estado de São Paulo. O projeto conta com o apoio da Fundação Mundial de Diabetes (WDF), IDF, Centro Universitário São Camilo e do Ministério da Saúde.

Há também o programa Jovens Líderes que tem o intuito de capacitar e treinar jovens com diabetes a ampliar seus conhecimentos e auxiliar o desenvolvimento de suas habilidades, trabalhando pela melhoria da qualidade de vida de outras pessoas com diabetes.

“Vamos unir forças para que as iniciativas sejam cada vez mais conhecidas por todos e que as pessoas a curto e médio prazo possam ter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento antes que as complicações se instalem. Contudo, sabemos que para que estas expectativas sejam alcançadas, a ADJ precisa de parcerias com empresas e instituições que acreditem no seu trabalho e cooperem com recursos para sua sustentabilidade e para continuar a prestar todos os serviços gratuitamente como sempre fez e continuará a fazer”, acrescenta Ione.

Sobre a ADJ

Fundada em 10 de março de 1980, a Associação Diabetes Brasil (ADJ) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação em diabetes para pessoas com a condição, familiares, profissionais de saúde e comunidade, proporcionando mais qualidade de vida.

Atende pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica, e oferece trabalho integrado de educação em diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por médica, psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários que também têm diabetes ou familiares.
 

 


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Assessora de Imprensa

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