.
 
 
Delícias juninas fazem bem à saúde
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/06/2011

Delícias juninas fazem bem à saúde

Nutricionista do Senac-RS fala sobre os benefícios que os tradicionais pratos das festas caipiras trazem para a saúde

A época das festas juninas já esta aí, mas se por um lado as fogueiras são cada vez menos frequentes, por outro as receitas típicas nunca perdem espaço na casa dos brasileiros. Entretanto, se você acha que todas as delícias juninas só fazem mal a saúde, está enganado. A nutricionista do Senac Passo D’Areia Rosângela Barcellos, explica que os tradicionais alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais e podem ser uma alternativa para quem busca uma alimentação saudável.

Por ser em junho o mês da sua colheita, o milho é um ingrediente que não pode faltar nos pratos de São João. A nutricionista explica que dependendo da forma como ele é utilizado pode trazer para o nosso organismo substâncias diferentes: “grande parte das preparações culinárias entre bolos, doces e salgados é à base dos nutrientes com carboidratos, vitaminas B1 e B2, fibras e vitamina E. Já os sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco estão presentes, por exemplo, na pamonha, no milho cozido, na canjica, na pipoca, no cuzcuz e no bolo de milho”.

“Esse cereal também contém zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, prevenindo catarata e degeneração macular, também diminuem o risco de desenvolvimento de tumores”, explica Rosângela. Segundo ela para obtermos os benefícios do milho é ideal consumir o alimento in natura, na pipoca, por exemplo, ele perde vários nutrientes por causa do calor.

Além da variedade de receitas com milho, fazem parte do cardápio desta época amendoim, pinhão, broa de fubá, pé-de-moleque, quentão, batata doce e coco em grande parte das receitas doces. A nutricionista afirma que todos estes alimentos se bem utilizados também são alternativas para uma alimentação saudável. “O amendoim nutre e fortalece a pele prevenindo lesões, colesterol e hipertensão arterial. Assim como ele, o coco tem vários nutrientes que não são conhecidos pela maioria de seus consumidores. O coco tem gorduras saturadas composta de ácidos graxos de cadeia média. Estas não ficam estocadas na célula e são direcionadas diretamente para o fígado onde são transformadas em energia”, explica.

Entretanto a nutricionista alerta que os alimentos devem ser consumidos com moderação. Um exemplo disto é o pinhão, apesar de agir na resposta imune do organismo prevenindo o câncer e auxiliando no controle do colesterol e da diabete, ele é um alimento muito calórico que deve ser consumido de oito a dez unidades por refeição. “Mesmo sua gordura sendo considerada uma gordura boa, ele deve ser consumido com moderação. As crianças menores de dois anos devem evitar o consumo, pois é um alimento forte, que muitas vezes pode causar alergia nessa idade”, orienta a docente.

Agora que você já conhece todos os benefícios e cuidados que devemos ter na alimentação, é a hora de preparar o arraial e aproveitar os quitutes de São João, pois o frio da estação está bem de acordo para esta combinação perfeita de sabores.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 40 escolas, quatro faculdades e 20 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.


Autor: Imprensa
Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581